Programa Vizinhança Solidária reduz em até 90% o índice de criminalidade em bairros de Sorocaba

Nesta época de férias, a união de vizinhos tem sido uma importante ferramenta contra os criminosos. Em Sorocaba (SP), o programa Vizinhança Solidária da Polícia Militar reduziu em até 90% o índice de criminalidade em alguns bairros.

Os moradores do bairro Vilage Cajuru, na zona leste da cidade, estão unidos contra os bandidos há dois anos. Antes disso, a auxiliar de produção Renata Souza nem gosta de lembrar como era. “Era assaltado. Não podia deixar as casas sozinhas que eles entravam, aproveitavam quando a gente ia viajar e entravam dentro das casas. Agora, com a Vizinhança Solidária, deu uma melhorada bastante, está muito melhor agora”, explicou.

O projeto é da polícia, mas só funciona com o apoio da comunidade. Os moradores participam de reuniões e recebem orientações de segurança.

No dia a dia, eles mesmos vigiam tudo que acontece e se comunicam pelo WhatsApp. Assim que percebem algo estranho, um veículo ou pessoa em atitude suspeita, avisam a polícia.

“Tem que um ajudar o outro para tudo dar certo, senão não tem como. Como que vai fazer se os vizinhos não ajudam?! Qualquer coisa que acontece, alguma pessoa estranha a gente já avisa um ao outro”, contou a auxiliar de enfermagem Bruna de Campos.

Cada bairro tem um tutor, um responsável. No Cajuru é o Carlos Roberto Pereira, que também é presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região. A iniciativa de fazer parte do projeto foi dele.

“Esse bairro era o que mais sofria com furtos e assaltos. A partir do momento que a gente implantou o projeto, no início teve umas três ocorrências e, através da vizinhança, a gente inibiu em tempo real e daí zerou, hoje faz uns dois meses que o grupo não toca. Ninguém fala nada, então quer dizer que está bom”, contou.

No bairro Barcelona, também na zona leste, o programa é mais recente. Os moradores aderiram há apenas cinco meses e já notaram a mudança. Agora é assim: atenção redobrada e celular sempre na mão.

“Em cinco meses houve uma mudança radical. Na semana passada nós tivemos uma tentativa de furto, onde nós, através do grupo que temos de mais ou menos umas 80 famílias, acionamos a polícia, que chegou em tempo e não houve efetivamente o roubo. Quase todos os dias, se há uma suspeita de carro parado, já colocamos no grupo, já vemos a placa, se há uma restrição e já avisamos a polícia”, explicou o aposentado Felipe Tarçitani.

Resultados

O programa da PM existe há nove anos no Estado de São Paulo. Em Sorocaba chegou em 2014 e hoje está presente em muitos bairros. Só na zona leste da cidade são 30 núcleos.

Segundo a policia, nos bairros em que o programa está presente a redução dos índices de criminalidade é muito grande.

“Nós temos ferramentas inteligentes que mensuram esses dados trimestralmente, vemos através das estatísticas e conseguimos verificar que a diminuição dá em torno de 60 a 90%”, comentou o subtenente da PM Joel Ribeiro.

Para quem vai viajar nesta época de férias ficam algumas orientações.

“Pedir para uma pessoa de confiança recolher as correspondências, manter temporizadores de iluminação, não manter a luz acesa, reforçar também as trancas de portões, cadeados. Outra dica importante é que essa pessoa de confiança pode acender as luzes à noite e, até mesmo, deixar as janelas abertas para não descaracterizar ausência da família na residência”, completou.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…