Principais tendências tecnológicas em segurança eletrônica

Por Dr. Marco Aurelio

A tecnologia vem tomando conta de todas as áreas da sociedade. Nos últimos anos ela vem avançando muito na área da segurança e é sobre isso que falarei nesse artigo. Sabemos que o investimento em segurança eletrônica vem crescendo muito para combater a falta de segurança pública, por isso separamos aqui algumas das principais tendências sobre a segurança eletrônica que estão “bombando”.

Tecnologia IP

O IP simplifica a forma como os sistemas de monitoramento realizam as suas atividades. Uma câmera com tecnologia IP chega a substituir até quatro câmeras com tecnologia analógica em um único ambiente, superando assim, as câmeras analógicas em tecnologia e qualidade de imagem.

A estrutura da rede que a tecnologia IP utiliza é completamente digitalizada. Desse modo, além de eliminar gasto com instalação e manutenção (comuns em sistemas analógicos), torna o processo mais rápido, moderno e seguro. Os sistemas pautados em tecnologia IP podem integrar sensores de movimentos às câmeras digitais, gravando assim, se programado, as imagens do campo de visão que desejar, o que poupa espaço no HD de armazenamento de dados e otimiza o tempo de vida útil dos equipamentos. O sistema IP também é capaz de enviar notificações por e-mail para a central ou para o operador, bem como mensagens via celular no caso de ocorrências.

Sistema Inteligente de Reconhecimento de Placas

O sistema de reconhecimento de placas foi desenvolvido para diminuir o índice de erro humano na localização de veículos através das câmeras de segurança CFTV. Esse sistema é bastante utilizado pelos órgãos de fiscalizações (DETRAN) e de segurança pública (Policia Militar dos Estados), e também vem sendo muito procurado por condomínios e empresas com grande fluxo de veículos.

O sistema identifica a placa do veículo e registra no sistema através de uma foto o veículo identificado. A tecnologia é capaz de reconhecer placas de carros cadastradas no próprio banco de dados da polícia. Caso a placa esteja vinculada a alguma atividade criminosa, o sistema emite imediatamente um alerta automático para evitar invasões, sequestros ou crimes em andamento. Sem sombra de dúvida é uma das grandes inovações em segurança eletrônica.

Portaria Virtual

A portaria virtual tem virado febre nos prédios e condomínios do Brasil. O seu funcionamento é muito simples, trata-se de um interfone com uma câmera que te coloca em contato diretamente com o proprietário do apartamento ou com uma central de monitoramento.

A portaria virtual é um grande avanço na área da segurança eletrônica, está em grande ascensão e promete trazer muita economia para o setor de portaria. Além de aumentar a eficiência do trabalho de monitoramento de empresas, casas, hotéis e condomínios, a portaria virtual substitui a contratação do porteiro físico, reduzindo os custos da operação.

Fechadura Digital

As fechaduras digitais já fazem parte do mundo globalizado, e sendo assim, se depender dos avanços em tecnologia para segurança, nos próximos anos as chaves se tornarão anacrônicas.

O equipamento dispensa o uso de chaves e pode ser instalado nas portas de qualquer ambiente. O fechamento e abertura ocorre através de um chaveiro de proximidade (RFID), por senha numérica ou impressão digital, tudo isso, dependendo do modelo escolhido. Através das senhas ou impressão digital é possível restringir o acesso das pessoas, tornando o local mais seguro.

O mais interessante da fechadura digital é que algumas delas permite ser destrancada remotamente, seja por celular ou via computador, o que facilita e muito o dia a dia de quem tem dificuldade de mobilidade, além de tornar a entrada e saída mais segura, visando coibir o acesso de infratores da Lei e ocorrência de arrombamento.

Cerca Virtual

Essa foi sem dúvida uma das melhores invenções tecnológicas tratando-se de segurança eletrônica, isso, para quem tem filhos e deseja monitorá-los no dia a dia.

A cerca virtual funciona através de um aplicativo com sistema GPS. É um produto no qual você faz a delimitação de uma área de forma fácil e simples. Basicamente, a cerca virtual envia um sinal de alerta com a localização de um usuário a outros aparelhos, informando o afastamento da pessoa da área delimitada.

Exemplificando, você pode instalar o app no smartphone dos seus filhos, isso, para acompanhá-los diariamente. Caso eles se afastem de uma área predeterminada no sistema, você será notificado em seu próprio dispositivo móvel. Além do alerta de afastamento da área delimitada, o aplicativo também mostra em tempo real a localização exata do usuário.

Dr. Marco Aurelio do Nascimento é advogado licenciado pela OAB/SP, é formado pela Faculdade de São Paulo e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Além de ser CEO de duas empresas, uma de segurança e serviços terceirizados, o Grupo Nasci, e outra de um escritório de advocacia, também possui diversos outros cursos de especialização na área jurídica e de segurança.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…