Primeira solução para proteção ponta a ponta de redes IoT do Brasil

Solução inteligente de segurança em IoT protege dispositivos e dados de equipamentos, como painéis de alarme e controladoras de acesso

Por Fernanda Ferreira

A KORE Wireless é uma empresa líder no fornecimento de serviços e soluções de Internet das Coisas (IoT), principalmente para o mercado de segurança eletrônica. Com mais de 20 anos de atuação no segmento, a companhia protege os dispositivos e dados críticos de ponta a ponta, deixando as organizações longe de potenciais riscos. Para conhecermos melhor a empresa e como ela atua no país, conversamos com o executivo Sergio Souza, vice-presidente e diretor geral da KORE Wireless no Brasil.

Revista Segurança Eletrônica: Para aqueles que ainda não conhecem a empresa, poderia compartilhar conosco o que é a KORE Wireless?

Sergio Souza: A KORE é uma empresa especializada em IoT, que está há mais de duas décadas no mercado e já foi reconhecida por quatro anos consecutivos, pelo Gartner, como uma das melhores empresas do mundo no segmento de Internet das Coisas. O nosso principal trabalho é apoiar os clientes nos projetos que envolvem essa tecnologia.

Um projeto de IoT engloba três partes principais: os dispositivos inteligentes; a aplicação que recebe uma quantidade muito grande de dados desses equipamentos e que se transformam em informação útil para o negócio dos nossos clientes; e no meio desses dois processos uma tecnologia que faz a conexão e proteção desses recursos. A grande questão é que a conexão IoT é geograficamente ampla, pode haver equipamentos de uma mesma empresa espalhados por todo o mundo, e há uma variedade muito grande de dispositivos que precisam ser conectados, sendo muitos deles tecnologias novas, por isso as operações precisam ser realizadas remotamente e com o máximo de proteção possível, e nós realizamos essa parte da entrega dos dados de uma forma monitorada e criptografada.

Revista Segurança Eletrônica: Em quais regiões a KORE atua?

Sergio Souza: Estamos presente em todas as Américas, na Europa, na Oceania e na Ásia. Como os dados dos nossos clientes passam pela tecnologia da KORE para a aplicação de níveis de segurança, temos centros redundantes espalhados por todos os continentes, como Estados Unidos e Brasil. São mais de 16 milhões de equipamentos conectados no mundo inteiro e 5 mil clientes, portanto nosso desafio é atendê-los e fazer com que eles possam confiar nessas conexões.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os maiores desafios enfrentados na implantação de um projeto de IoT?

Sergio Souza: Com a popularização do IoT nos últimos anos, surgiram muitas empresas para atender esse mercado, mas que não possuem conhecimento e experiência suficientes para resolver problemas que possam surgir em sua implantação, e isso acaba gerando diversas frustrações para os clientes. Para se ter uma ideia, cerca de 60% dos projetos de IoT são abandonados ou abortados ainda na fase de Prova de Conceito (POC), porque não existe conhecimento suficiente desses prestadores para apresentar às empresas. É por isso que estamos fazendo esse trabalho de divulgação, para os integradores de segurança conhecerem a KORE e as nossas soluções.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona o trabalho da KORE especificamente na vertical de segurança?

Sergio Souza: Nós nascemos para o mercado de segurança! O início da nossa atuação as soluções eram direcionadas para a área de segurança predial, tanto residencial como para empresas, com painéis de alarmes e sistemas de detecção de intrusão. Com a melhoria das redes celulares no Brasil ao longo dos anos, começamos a oferecer possibilidades de conexões mais robustas para vídeos e fotos, assim passamos a trabalhar com grandes empresas de proteção patrimonial e com diversos fabricantes, principalmente da área de devices e de softwares de gestão.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona a política de canais da empresa? O foco comercial é no integrador?

Sergio Souza: Com certeza, sempre no integrador. Aqui no Brasil, apenas empresas muito grandes constroem o seu próprio centro de monitoramento e querem realizar pessoalmente as suas integrações. Dessa forma, sempre contamos com a parceria de integradores nos projetos que desenvolvemos no país.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as principais verticais que a solução atende hoje no segmento de segurança?

Sergio Souza: Trabalhamos com painéis de alarme de todos os tipos, controle de acesso, monitoramento de imagem, bastão de ronda, soluções de combate a incêndio, entre outros. Praticamente todas as atividades do mercado de segurança que são móveis, nós suportamos.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar uma mensagem final para os nossos leitores?

Sergio Souza: Há 10 anos, o mercado estava muito voltado a preço, só que hoje os valores caíram muito. Atualmente, as oportunidades não estão na compra do SIM card, mas na forma como utilizá-lo. Por isso, estamos trazendo tecnologias e plataformas de fora do país para apoiar os clientes do Brasil, proporcionando melhor utilização das redes celulares e dos SIM cards.

O SIM card tradicional usado em smartphones funciona muito bem quando nos referimos a um único dispositivo conectado por anos. Entretanto, quando falamos em milhares de equipamentos na rua aplicados em um projeto, o SIM card é um obstáculo imenso, que causa redução de eficiência, isso porque os operadores não conseguem saber qual SIM card está ativo, é necessário fazer uma grande logística. A KORE oferece sistemas de gerenciamento que resolvem esse problema e ainda reduzem muito o custo operacional para os clientes, pela forma como é realizada a gestão do SIM card e da conectividade.

Disponibilizamos ainda tecnologia como o eSIM, permitindo que perfis sejam trocados remotamente, não sendo necessário trocar o SIM card do equipamento, ele pode ser deixado no dispositivo definitivamente.

Outra questão, é que estamos presenciando despesas e dores de cabeça imensas no mercado por causa de falhas de segurança e intrusões dentro dos sistemas de proteção, e para mitigarmos esse problema, oferecemos uma solução de monitoramento e proteção de redes IoT do Brasil.

Para aqueles que estão interessados em conhecer mais sobre a Kore, acesse nosso site: www.korewireless.com.

Notícias Relacionadas

Destaque

Inteligência Artificial e Segurança na Indústria Moderna

Por Bruno Gouvea Nas indústrias modernas, a proteção de ativos críticos, como maquinários de alto valor, estoques e informações sensíveis,…

Destaque

Avantia promove 7ª edição do Security Talks em São Paulo

Evento referência no segmento de segurança e tecnologia reúne líderes e especialistas para compartilhar perspectivas e insights exclusivos, envolvendo inovações…

Destaque

Inovação no setor público: o Brasil está na direção certa?

Por incrível que pareça, aparelhos de fax e pastas com arquivos de papel ainda são usados nos escritórios de muitas…