Preocupação da sociedade incentiva inovações no segmento de segurança eletrônica

 

A crescente preocupação da sociedade com a falta de segurança das ruas e a ineficiência do estado para combater práticas de crimes aos imóveis vêm impulsionando o mercado de segurança eletrônica, que cresceu mais de 10 vezes nos últimos anos. Atualmente movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano e projeta, ainda em 2018, um crescimento de 8%.

A busca por soluções criativas na hora de se proteger das ações de bandidos impulsionou uma empresa de Belo Horizonte a criar um portão que diminui o tempo de vulnerabilidade gerado pelo lento processo de abertura e fechamento de portões de garagens convencionais. O ZELO Smart Gate, como é chamado, é fruto da busca por inovação no segmento.

Apesar de algumas cidades contarem com dezenas de milhares de câmeras, existe muita descrença por parte da população sobre o quão eficazes elas, de fato, são. Afinal, casos de roubos e assaltos filmados, cujas investigações nunca deram resultados satisfatórios, são recorrentes.

Segundo João Bernardo Costa, diretor da Zelo, fabricante especializada em P&D de equipamentos e sistemas de segurança, “compreender essa real necessidade da população é o que nos mobiliza no desenvolvimento de patentes inovadoras e de alta tecnologia. A busca não é por artifícios que ajudem investigações, mas soluções tecnológicas que impeçam que a ação dos bandidos aconteçam”.

Atuando diretamente para impedir os crimes, a solução funciona de maneira positiva tanto para consumidores finais quanto para as empresas do segmento. Para o primeiro, a sensação de proteção é clara: trata-se de um portão inteligente, que abre e fecha em menos de um segundo e impede, por vias físicas, que ladrões “peguem carona” no demorado processo de abrir e fechar das garagens. Para o segundo é uma opção segura de investimento, sendo uma inovação de fácil valor percebido, além de ser corroborado por um segmento que, desde a última década, apresenta resultados positivos.

Com um mercado aquecido e tão positivo para o bolso dos investidores, aliado a uma busca constante da população por inovação em segurança, é difícil prever um freio para o segmento.

Notícias Relacionadas

Destaque

Como as fechaduras digitais aumentam a segurança em uma casa inteligente

Por Henrique Braz Rossi À medida que as casas inteligentes se tornam cada vez mais populares no Brasil, as inovações…

Cases

Pure Storage ajuda o AC Milan a inovar dentro e fora do campo com IA

A Pure Storage anunciou a modernização da infraestrutura de TI do AC Milan, um dos principais e mais históricos clubes…

Destaque

Tecnologia inteligente busca reduzir acidentes por excesso de peso nas rodovias

O acidente na BR-277, onde um caminhão tombou sobre uma van que levava os atletas de remo de Pelotas (RS),…