Preocupação da sociedade incentiva inovações no segmento de segurança eletrônica

 

A crescente preocupação da sociedade com a falta de segurança das ruas e a ineficiência do estado para combater práticas de crimes aos imóveis vêm impulsionando o mercado de segurança eletrônica, que cresceu mais de 10 vezes nos últimos anos. Atualmente movimenta cerca de R$ 60 bilhões por ano e projeta, ainda em 2018, um crescimento de 8%.

A busca por soluções criativas na hora de se proteger das ações de bandidos impulsionou uma empresa de Belo Horizonte a criar um portão que diminui o tempo de vulnerabilidade gerado pelo lento processo de abertura e fechamento de portões de garagens convencionais. O ZELO Smart Gate, como é chamado, é fruto da busca por inovação no segmento.

Apesar de algumas cidades contarem com dezenas de milhares de câmeras, existe muita descrença por parte da população sobre o quão eficazes elas, de fato, são. Afinal, casos de roubos e assaltos filmados, cujas investigações nunca deram resultados satisfatórios, são recorrentes.

Segundo João Bernardo Costa, diretor da Zelo, fabricante especializada em P&D de equipamentos e sistemas de segurança, “compreender essa real necessidade da população é o que nos mobiliza no desenvolvimento de patentes inovadoras e de alta tecnologia. A busca não é por artifícios que ajudem investigações, mas soluções tecnológicas que impeçam que a ação dos bandidos aconteçam”.

Atuando diretamente para impedir os crimes, a solução funciona de maneira positiva tanto para consumidores finais quanto para as empresas do segmento. Para o primeiro, a sensação de proteção é clara: trata-se de um portão inteligente, que abre e fecha em menos de um segundo e impede, por vias físicas, que ladrões “peguem carona” no demorado processo de abrir e fechar das garagens. Para o segundo é uma opção segura de investimento, sendo uma inovação de fácil valor percebido, além de ser corroborado por um segmento que, desde a última década, apresenta resultados positivos.

Com um mercado aquecido e tão positivo para o bolso dos investidores, aliado a uma busca constante da população por inovação em segurança, é difícil prever um freio para o segmento.

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…