Prefeitura planeja instalar câmeras de análise de comportamento em Porto Alegre
Enquanto busca ampliar o cercamento eletrônico na cidade, a prefeitura de Porto Alegre planeja contar com outro recurso que deve auxiliar na segurança pública. A intenção é instalar câmeras inteligentes de reconhecimento e análise de comportamento.
Hoje, a capital já conta com câmeras de segurança espalhadas pela cidade. A análise, no entanto, é feita por agentes da Guarda Municipal, que selecionam as imagens e buscam identificar crimes ou situações de risco potencial. Com o sistema inteligente, movimentos humanos são identificados automaticamente — e o sistema envia um alerta em caso de situações suspeitas, como pessoas correndo em meio a uma multidão, por exemplo.
“Queremos ampliar as câmeras de monitoramento da cidade visando a (evitar) vários tipos de crimes. O sistema de análise comportamental dá o alerta e faz com que não seja necessário ter pessoas olhando as imagens. É praticamente impossível ter pessoas analisando as imagens 24 horas por dia”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Porto Alegre, Mário Ikeda.
Segundo Ikeda, parte das câmeras de segurança que já integram a rede de Porto Alegre poderiam ser usadas, mas para o funcionamento da análise automática, seria necessária a instalação do sistema inteligente. O secretário prefere não estimar prazo para que o plano seja colocado em prática.
Cercamento eletrônico
Porto Alegre já conta hoje com 365 câmeras que integram o sistema de cercamento eletrônico. Este recurso permite que os veículos com registro de roubo ou furto sejam identificados automaticamente.
Funciona assim: quando um veículo é furtado ou roubado e o proprietário registra a ocorrência, é emitido um alerta para aquela placa. Se o veículo for identificado em uma das câmeras, a imagem é enviada para uma central, onde um policial militar checa novamente a situação da placa. Confirmado o furto ou roubo, todo o sistema de segurança do Estado recebe um alerta.
Segundo Ikeda, todas as entradas e saídas de Porto Alegre são, atualmente, monitoradas. A ideia para os próximos meses é aumentar o número de câmeras dentro da cidade.
“Isso nos permite assegurar que nenhum veículo furtado ou roubado saia da cidade sem que o sistema seja alertado. Temos um projeto de ampliação destas câmeras para poder dar mais segurança.”
Notícias Relacionadas
A importância de pensar a longo prazo na integração de sistemas empresariais
Por Luis Vieira, diretor de marketing da Genetec É comum que ainda em 2025, muitas empresas façam uso de sistemas…
BHC Sistemas amplia carteira de clientes com nova aquisição
A BHC Sistemas, referência em projetos turnkey de segurança eletrônica, reforça sua posição no mercado com a aquisição da carteira…
Tecnologia de reconhecimento facial será usada para encontrar crianças perdidas no Rio
Novidade auxiliará pais e autoridades na busca por menores desaparecidos em grandes eventos, como o Carnaval, na capital fluminense A…