Prefeitura de Belo Horizonte otimiza a gestão integrada de ocorrências e operações com Motorola Solutions
O sistema de comunicações de rádio digital apoia a colaboração entre 1.200 agentes municipais enquanto atendem 2,7 milhões de habitantes
A Prefeitura de Belo Horizonte escolheu o sistema de comunicação de rádio móvel digital (DMR) da Motorola Solutions (NYSE: MSI) para seu Centro Integrado de Operações (COP-BH). O novo sistema apoia 1.200 agentes públicos da Guarda Civil Municipal (GCM-BH), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Defesa Civil e de instituições de Fiscalização, Trânsito e Transporte para colaborar e coordenar os serviços urbanos para os 2,7 milhões de habitantes de Belo Horizonte.
“Ao implementar a tecnologia de rádio digital da Motorola Solutions, observamos um avanço considerável em nossas operações”, diz Georgia Ribeiro, diretora do COP-BH. “A nova solução permite que as equipes se comuniquem de forma mais eficaz nas atividades diárias, mas também em situações de contingência de chuva e durante grandes eventos, como o Carnaval, que recebe cerca de 4 milhões de pessoas em quatro dias de celebração”.
O COP-BH utiliza um aplicativo GPS integrado, o SmartPTT, que permite às centrais de despacho identificarem rapidamente a localização dos agentes de campo e redirecioná-los para onde são mais necessários, ajudando a dar uma resposta mais ágil e eficiente.
“Quanto mais ágil a resposta aos eventos críticos, aliada a uma coordenação cada vez mais eficiente, maiores serão as chances de uma operação bem-sucedida”, diz Georgia. “Em situações de chuva intensa, por exemplo, sabemos a localização das equipes e conseguimos nos comunicar em tempo real, e esse diferencial promove agilidade e eficiência no atendimento emergencial às pessoas em Belo Horizonte”.
O COP-BH também implementou o WAVE PTX, um serviço push-to-talk – que funciona facilitando as conversações entre várias linhas de comunicação – de banda larga, interoperável com o sistema de rádio DMR da Motorola Solutions. O serviço permite que os usuários se comuniquem via voz, dados e vídeo de forma ininterrupta por meio de uma variedade de dispositivos e redes, e compartilhem grupos de conversas com usuários do sistema de rádio.
“A tecnologia desempenha um papel vital para ajudar nossas comunidades a serem mais seguras”, diz Gustavo Daza, vice-presidente MSSSI e diretor de Vendas Empresariais da Motorola Solutions para a América Latina e o Caribe. “Criar uma tecnologia que ajude Belo Horizonte a responder com mais rapidez e eficiência em momentos críticos faz parte do nosso compromisso de proteger pessoas, propriedades e lugares em todo o mundo”.
Notícias Relacionadas
Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?
Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…
Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar
Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…