Postes com vigia eletrônica conectados à sistema de Inteligência Artificial se espalham pelos bairros e contribuem para a segurança pública
RS Serviços já conta com aproximadamente 300 totens instalados e prevê ampliar para 500 postes e 1.500 câmeras conectadas a um sistema inteligente de análise dos dados
A segurança urbana vem se fortalecendo com o apoio de um serviço presente em condomínios residenciais e comerciais, e que cresce rapidamente: a instalação de postes com câmeras de alta performance que ajudam a monitorar o movimento ao redor dos empreendimentos e possíveis situações que indiquem algum risco ou perigo.
Uma das principais empresas do setor de segurança patrimonial e facilities management, a RS Serviços conta aproximadamente 300 totens e 1.000 câmeras conectadas a um sistema que utiliza Inteligência Artificial para analisar as informações e emitir alertas quando necessário. Esses equipamentos estão instalados nos principais bairros de São Paulo e também em algumas outras regiões, como litoral norte, Alto Tietê, interior paulista e Estados como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte,
O sistema da RS combina diversas ferramentas digitais, como tecnologia de reconhecimento facial, câmeras de monitoramento, recursos de IA (Inteligência Artificial) e machine learning, para analisar e gerar alertas em tempo real sobre a segurança nos empreendimentos – tanto internamente quanto por meio desses totens externos – de forma mais eficaz do que os modelos baseados apenas no uso de câmeras e monitoramento humano. Por meio dos totens, é possível identificar se há movimentação ou aglomeração atípica no entorno dos edifícios, por exemplo.
“A tecnologia caminha lado a lado com o trabalho de equipes treinadas e qualificadas, para garantir um serviço de segurança eficaz”, ressalta Renan Domingos, superintendente de Tecnologia da RS Serviços. “A preocupação com a segurança dos empreendimentos, principalmente os de alto padrão, tem levado cada vez mais condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, a optarem pelo serviço do RS Vigia, que representa um importante complemento ao monitoramento do perímetro dos empreendimentos e contribui com a própria segurança pública”, conta.
O aumento da demanda por serviços completos de segurança por parte dos condomínios se traduz nos números da RS: a previsão é elevar o número de totens para 500, com 1.500 câmeras instaladas, nos próximos seis meses.
“Há uma preocupação em todos os segmentos, do residencial ao empresarial, em buscar soluções de segurança integradas e eficazes, respaldadas no uso de tecnologias inovadoras, que permitam agir de forma preventiva, identificando riscos antes mesmo que eles ocorram”, observa Renato Alves, CEO da RS Serviços.
Com 9.000 colaboradores e 1.350 clientes ativos de diversos segmentos – como imobiliário, industrial, de saúde e educação –, a RS Serviços cresceu 289% em cinco anos, e parte desse crescimento foi puxado pela divisão de segurança patrimonial, que já representa 10% do seu efetivo, em menos de dois anos de atuação.
A unidade de negócios de segurança da RS possui o respaldo da divisão especializada em tecnologia, e seu principal diferencial é a entrega de projetos integrados, que incluem análise detalhada das plantas onde os equipamentos serão instalados, definição das melhores soluções tecnológicas e a disponibilização de equipes dedicadas.
“A grande força dos serviços de tecnologia desenvolvidos pela RS Serviços é a montagem de projetos integrados, considerando as soluções mais adequadas para cada cliente e o contexto de sua atuação”, conta o CEO da RS. “Buscamos calibrar o uso de tecnologia com a necessidade de cada cliente, inclusive realizando um mapeamento da região e desenvolvendo uma visão estratégica sobre o que cada cliente precisa”, completa o CEO da RS Serviços.
Notícias Relacionadas
Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?
Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…
Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos
Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…
Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar
Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…