Postes com vigia eletrônica conectados à sistema de Inteligência Artificial se espalham pelos bairros e contribuem para a segurança pública

RS Serviços já conta com aproximadamente 300 totens instalados e prevê ampliar para 500 postes e 1.500 câmeras conectadas a um sistema inteligente de análise dos dados

A segurança urbana vem se fortalecendo com o apoio de um serviço presente em condomínios residenciais e comerciais, e que cresce rapidamente: a instalação de postes com câmeras de alta performance que ajudam a monitorar o movimento ao redor dos empreendimentos e possíveis situações que indiquem algum risco ou perigo.

Uma das principais empresas do setor de segurança patrimonial e facilities management, a RS Serviços conta aproximadamente 300 totens e 1.000 câmeras conectadas a um sistema que utiliza Inteligência Artificial para analisar as informações e emitir alertas quando necessário. Esses equipamentos estão instalados nos principais bairros de São Paulo e também em algumas outras regiões, como litoral norte, Alto Tietê, interior paulista e Estados como o Rio de Janeiro e Belo Horizonte,

O sistema da RS combina diversas ferramentas digitais, como tecnologia de reconhecimento facial, câmeras de monitoramento, recursos de IA (Inteligência Artificial) e machine learning, para analisar e gerar alertas em tempo real sobre a segurança nos empreendimentos – tanto internamente quanto por meio desses totens externos – de forma mais eficaz do que os modelos baseados apenas no uso de câmeras e monitoramento humano. Por meio dos totens, é possível identificar se há movimentação ou aglomeração atípica no entorno dos edifícios, por exemplo.

“A tecnologia caminha lado a lado com o trabalho de equipes treinadas e qualificadas, para garantir um serviço de segurança eficaz”, ressalta Renan Domingos, superintendente de Tecnologia da RS Serviços. “A preocupação com a segurança dos empreendimentos, principalmente os de alto padrão, tem levado cada vez mais condomínios, tanto residenciais quanto comerciais, a optarem pelo serviço do RS Vigia, que representa um importante complemento ao monitoramento do perímetro dos empreendimentos e contribui com a própria segurança pública”, conta.

O aumento da demanda por serviços completos de segurança por parte dos condomínios se traduz nos números da RS: a previsão é elevar o número de totens para 500, com 1.500 câmeras instaladas, nos próximos seis meses.

“Há uma preocupação em todos os segmentos, do residencial ao empresarial, em buscar soluções de segurança integradas e eficazes, respaldadas no uso de tecnologias inovadoras, que permitam agir de forma preventiva, identificando riscos antes mesmo que eles ocorram”, observa Renato Alves, CEO da RS Serviços.

Com 9.000 colaboradores e 1.350 clientes ativos de diversos segmentos – como imobiliário, industrial, de saúde e educação –, a RS Serviços cresceu 289% em cinco anos, e parte desse crescimento foi puxado pela divisão de segurança patrimonial, que já representa 10% do seu efetivo, em menos de dois anos de atuação.

A unidade de negócios de segurança da RS possui o respaldo da divisão especializada em tecnologia, e seu principal diferencial é a entrega de projetos integrados, que incluem análise detalhada das plantas onde os equipamentos serão instalados, definição das melhores soluções tecnológicas e a disponibilização de equipes dedicadas.

“A grande força dos serviços de tecnologia desenvolvidos pela RS Serviços é a montagem de projetos integrados, considerando as soluções mais adequadas para cada cliente e o contexto de sua atuação”, conta o CEO da RS. “Buscamos calibrar o uso de tecnologia com a necessidade de cada cliente, inclusive realizando um mapeamento da região e desenvolvendo uma visão estratégica sobre o que cada cliente precisa”, completa o CEO da RS Serviços.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology potencializa suas capacidades verdes de P&D

Iniciativa contribui com redução de embalagens plásticas e utilização de material renovável no processo de produção A Dahua Technology destaca…

Em Foco

CEO da Pumatronix fala sobre as estratégias de crescimento e inovação no mercado de segurança

Com forte atuação no setor de monitoramento de trânsito, a empresa brasileira planeja expansão e investimentos em P&D para ampliar…

Destaque

Franquia de segurança eletrônica é a nona maior microfranquia do Brasil

A Emive Franchising, alicerçada na marca consolidada de uma empresa com mais de 30 anos de atuação no mercado, vem…