Positivo anuncia unidade de negócio voltada para o mercado de segurança eletrônica B2B

PositivoSEG estreia no setor com um portfólio extenso de soluções e um estruturado programa de canais de venda

Por Fernanda Ferreira

A Positivo Tecnologia, conhecida pelo seu portfólio na área de informática, como computadores e tablets, anunciou recentemente a criação de uma nova unidade de negócio voltada para o mercado de segurança eletrônica B2B, chamada de PositivoSEG. Com o lançamento, a empresa passa a oferecer soluções de videomonitoramento, alarmes, redes e conectividade.

Para falar mais sobre essa nova etapa da companhia, conversamos com José Ricardo Tobias, diretor de Internet das Coisas da Positivo Tecnologia.

Revista Segurança Eletrônica: Por que a Positivo decidiu ingressar no mercado de segurança eletrônica?

José Ricardo Tobias: Estamos entrando nesse mercado para consolidar a nossa estratégia de diversificação de negócios, trazendo soluções confiáveis e um portfólio robusto que atende às diferentes necessidades dos clientes. Com o aprendizado adquirido no desenvolvimento das soluções de Positivo Casa Inteligente, a entrada nesse segmento foi um desdobramento natural de nossas competências para a área de automação & segurança eletrônica. Além disso, esse mercado representa uma grande oportunidade para a Positivo Tecnologia, é relevante e apresenta crescimento acelerado. Segundo a ABESE – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança, nos últimos anos, o segmento tem alcançado crescimento anual médio de 15%. Só em 2022, o setor registrou faturamento aproximado de R$ 11 bilhões e, para 2023, a expectativa é de crescer 19%. Acreditamos que podemos contar com a força de mercado da Positivo Tecnologia para conquistar grandes resultados.

Revista Segurança Eletrônica: A empresa já atuava desde 2019 no segmento de casa inteligente, com solução para segurança residencial no modelo “faça você mesmo”, direcionada para o cliente final. O desempenho do setor smart home influenciou na decisão da empresa em expandir mais no segmento de segurança?

José Ricardo Tobias: A Positivo Casa Inteligente foi pioneira no país em smart home e permitiu à Positivo Tecnologia aprofundar o conhecimento no segmento de Internet das Coisas (IoT), se tornando um dos pilares de sua capacitação para criar com excelência a PositivoSEG. Com essa experiência, aprendemos como os vários clientes finais buscam produtos para tornar seus espaços (casas, empresas, condomínios etc.) inteligentes e mais seguros, e entendemos a importância de desenvolver uma solução completamente pensada na jornada comandada pelo público profissional. Todas as opções do portfólio da PositivoSEG são voltadas para o público especializado e apresentam o conceito “Do it for Me” (DIFM), que é amparado na comodidade da instalação profissional realizada para o cliente. A prática é complementar ao “Do it Yourself” (DIY), presente nas da Positivo Casa Inteligente.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são as soluções que serão comercializadas pelo PositivoSEG?

José Ricardo Tobias: A PositivoSEG oferece soluções compostas por dispositivos de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), câmeras, gravadores e sistema de videomonitoramento, central de alarme e sensores para detecção de intrusão, opções de rede e conectividade (como roteadores e switches), além de acessórios, que complementam as linhas acima com mais confiabilidade e robustez.

Revista Segurança Eletrônica: O portfólio da empresa é ideal para quais nichos?

José Ricardo Tobias: Os novos produtos são ideais para aumentar a segurança de empresas (das pequenas empresas aos grandes projetos de empresas maiores), escolas, condomínios e residências.

Revista Segurança Eletrônica: Como será o programa de canais de venda? A Positivo irá atender diretamente o cliente final ou irá atuar através de parceiros do segmento?

José Ricardo Tobias: Nosso programa de canais, chamado Parceiro PositivoSEG, tem como objetivo potencializar a venda de nossos parceiros com nossos produtos. O Parceiro PositivoSEG reúne uma série de benefícios atrelados a alguns compromissos firmados entre a Positivo e seus parceiros distribuidores, revendas, integradores e instaladores. As soluções serão oferecidas pela PositivoSEG para revendas, instaladores, integradores e empresas de monitoramento, que, por sua vez, atenderão aos diversos clientes finais com portfólio de serviços agregados e demais soluções demandadas pelo cliente.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os benefícios que os integradores e distribuidores terão ao trabalhar com a Positivo?

José Ricardo Tobias: Além da ampla opção de dispositivos, a nova unidade de negócios da Positivo Tecnologia é uma das únicas no Brasil a oferecer um programa de relacionamento com canais de venda. Já no lançamento, as revendas especializadas e integradores podem receber incentivos, recompensas, treinamentos profissionais e suporte do pré ao pós-venda.

O programa de relacionamento com canais de venda da PositivoSEG, denominado Parceiro PositivoSEG, tem o objetivo de estimular os negócios das revendas, instaladores, integradores e empresas de monitoramento. A participação nesta iniciativa consiste em uma série de compromissos que, ao serem alcançados, geram benefícios, como descontos em categorias de produtos e capacitação técnica.

Os participantes do programa serão categorizados em função de qualificação técnica e volume de negócios, e haverá benefícios exclusivos para cada categoria. Desde o nível bronze – o posicionamento básico para os participantes do programa –, as revendas já têm acesso ao Portal de Relacionamento, treinamentos com certificação e ao Incentiva PositivoSEG, uma iniciativa de fidelização e incentivo às vendas. Durante a parceria, as revendas podem alcançar até o nível diamante – o mais alto e exclusivo do programa, em que são oferecidos benefícios progressivos e relevantes para o impulsionamento dos negócios.

Revista Segurança Eletrônica: Como os profissionais de segurança interessados podem se tornar um parceiro?

José Ricardo Tobias: Os profissionais e empresas interessadas em trabalhar com nossos produtos e tornaremse parceiros PositivoSEG podem entrar em contato conosco pelo e-mail positivoseg.revenda@positivo.com.br ou preencher um formulário simples no site da PositivoSEG, no endereço www.positivoseg.com.br/quero-revender.

Revista Segurança Eletrônica: Gostaria de deixar um recado final para os nossos leitores?

José Ricardo Tobias: O lançamento da PositivoSEG é um marco para nossa companhia. Ele consolida a jornada iniciada há alguns anos de crescer nossa presença no B2B e de construir novas avenidas de crescimento em segmentos com grande potencial, nos quais conseguimos aportar nossas competências para agregar valor ao mercado.

Estamos muito felizes com a receptividade do mercado de segurança eletrônica, com o nível de interesse dos parceiros, revendas e distribuidores, e animados com as perspectivas de negócios futuros e presentes nesse segmento.

Aproveitamos para reafirmar nosso compromisso de ser “a visão do futuro de segurança eletrônica”, e estreitar o relacionamento com um público profissional que realmente faz o mercado acontecer. Nossa missão é oferecer a solução mais completa de negócio fim-a-fim, pensada desde o pré ao pós-venda, com portfólio completo, marca robusta e presença nacional, potencializando os negócios de nossas revendas e entregando, em parceria com essas empresas, as melhores soluções para os mais variados projetos e clientes finais.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…