Portaria Remota: Um nicho de mercado de controle de acesso em crescimento

A portaria remota é um conceito novo e moderno cuja função principal é monitorar vários condomínios ao mesmo tempo otimizando os custos de monitoramento e gerenciamento. Assim, os gestores podem aprimorar seus processos e oferecer aos residentes segurança de alto nível.

A portaria remota é uma tecnologia relativamente nova, onde você pode executar todas as funções de um sistema de controle de acesso por meio do conceito de monitoramento remoto centralizado por uma empresa especializada.

Como funciona?

Os moradores podem acessar o condomínio por meio de sistemas de controle de acesso, tais como leitores biométricos, leitores de proximidade e receptores de longa distância para automóveis. Existem dois tipos de entrada, pedestre (biométricos e leitores de proximidade) e veículo (receptores de longa distância). Após a entrada, a identidade do usuário é verificada por uma foto previamente gravada no cartão ou tag automóvel e visualização em tempo real com um sistema de CFTV.

Os visitantes se comunicam com a empresa de monitoramento na entrada do condomínio por meio de um vídeo porteiro VoIP, ou adaptando a infraestrutura de voz local para IP, e a empresa de monitoramento se comunica com o residente para autorizar ou proibir a entrada da visita. Alguns condomínios, fazem o mesmo procedimento para a saída de visitantes (tanto de pedestres ou veículos).

A base deste tipo de facilidade é o sistema de controle de acesso, onde os gestores têm estações com seu respectivo software, que deve ter a capacidade de gerenciar vários locais remotos simultaneamente online. Da mesma forma, você precisa ter um sistema de vídeo porteiro VoIP e um sistema de CFTV.

Existem funções avançadas que podem ser realizadas como:

• Ligar uma gravação de vídeo para um evento crítico (porta forçada, porta aberta por muito tempo, negado o acesso, negado o acesso ao cartão roubado, perdido acesso ao cartão negado etc.);

• Ativar um alarme em caso de eventos críticos;

• Enviar um sinal para a empresa de monitoramento se um evento de “pânico”. Referido evento de pânico pode ser acionado por qualquer residente apertar um botão ou passe um leitor de cartão duas vezes.

Existem várias vantagens para integradores neste tipo de serviço:

• É fácil de obter novos clientes, devido a uma solução muito atraente para os administradores, que não podem obter o serviço com sistemas de segurança tradicionais para valor moradores;

• Existem milhares de condomínios e pequenas empresas potenciais para este mercado;

• O custo de ter vigilantes em condomínio é maior do que o serviço de portaria remota;

• O risco de erro humano é reduzido;

• Estabilidade de rendimentos devido a pagamentos mensais para prestadora do serviço de portaria remota.

Investir neste tipo de negócio é muito lucrativo para empresas de segurança, fornecendo uma imagem excelente. Da mesma forma que proporciona um alto nível de serviço aos seus clientes.

Fabrice Bioulet é Diretor de Vendas para a América Latina e Caribe da CDVI

Notícias Relacionadas

Destaque

7 vantagens em utilizar RADARES em um projeto de Segurança Perimetral

Ao elaborar um projeto de segurança de uma instalação, a área perimetral é o local que deve receber a principal…

Destaque

Condomínios recorrem a portaria remota para combater a violência

O Brasil está cada vez mais vertical. Nos últimos 35 anos o número de apartamentos no país cresceu 321%, totalizando…

Destaque

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

Além do autoatendimento, os clientes também vão contar com suporte de uma equipe especializada em parceria com a Parkseg Academy…