Por que as empresas precisam de dados para tomar melhores decisões?

Em um mundo cada vez mais movido a dados, as empresas têm diante de si um recurso valioso para impulsionar sua eficiência, competitividade e crescimento de seus negócios. Ao se tornarem verdadeiramente orientadas por dados, elas podem alcançar melhores resultados em todas as áreas, começando com o atendimento aos clientes até as suas operações internas. Neste texto, a seguir, resumimos como os dados podem ajudar as empresas a tomarem decisões mais inteligentes e quais são as principais áreas em que elas desempenham um papel crucial.

Uma das maiores vantagens de utilizar dados para tomar decisões é a capacidade de embasar escolhas em informações concretas e precisas. Muitas vezes, decisões tomadas com base em suposições ou intuições podem levar a resultados insatisfatórios ou até mesmo prejuízos. Por outro lado, ao analisar dados relevantes, as empresas têm a oportunidade de compreender melhor o contexto em que estão inseridas, identificar tendências e padrões, e, assim, fazer escolhas mais informadas.

A empresa a UPS, por exemplo, um dos serviços postais dos Estados Unidos, economizou enormemente em custos de combustível e salários e reduziu seu consumo de energia quando começou a usar dados de localização e informações de tráfego, combinados com inteligência artificial (IA) para rotear sua rede de caminhões de entrega, resolvendo um grande problema que a organização enfrentava.

Outro benefício da análise de dados é a possibilidade de realizar a manutenção preditiva de equipamentos. Ao saber com antecedência quando ocorrerão quebras e reparos necessários, é possível minimizar o tempo de inatividade e planejar a distribuição de substituições e peças de reposição. Ser orientado por dados significa menos desperdício e custos operacionais reduzidos.

Além disso, a tomada de decisões orientada também se estende ao gerenciamento dos colaboradores da empresa. Ao monitorar informações sobre a performance dos funcionários, como total de ordens de serviço, tempo de resolução e feedback dos clientes, é possível identificar pontos de melhoria, oferecer suporte aprimorado e alinhar as competências dos colaboradores com as necessidades do negócio.

Contudo, a transição para uma cultura decisória baseada em dados pode ser desafiadora para algumas empresas. É necessário investir em tecnologias e sistemas adequados para coletar, armazenar e analisar os dados de maneira segura e eficiente, transformando-os em informações válidas. É nesse contexto que a plataforma Performancelab desempenha um papel fundamental. Ao desenvolver soluções para digitalização da operação de empresas que fornecem ou utilizam serviços recorrentes, por meio da coleta de dados, as entregas são medidas, controladas e gerenciadas. Os resultados são empresas prestadoras dos serviços evidenciando suas entregas aos contratantes, padronizando atividades, medindo resultados e garantindo a conformidade dos serviços que fornecem.

“Os dados têm o poder de impulsionar as empresas para novos patamares de sucesso. Ao se tornarem verdadeiramente orientadas por dados, elas podem tomar decisões mais inteligentes, direcionar seus esforços de forma mais eficaz, reduzir custos operacionais e aprimorar a experiência do cliente. No cenário atual, em que a transformação digital e a tecnologia avançada moldam o mundo dos negócios, adotar uma abordagem orientada por dados torna-se um fator decisivo para que as empresas prosperem e se destaquem em seus mercados”, disse Fernando Só, CEO da Performancelab.

Para conhecer mais sobre a Performancelab, suas ferramentas e tudo o que ela pode fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, acesse: www.performancelab.com.br.

Notícias Relacionadas

Destaque

Escolas e creches da rede municipal passam a contar com detectores de metais

O governo municipal busca ampliar o sistema de segurança dos alunos e funcionários das escolas da rede, em Campos dos…

Destaque

CT HUB anuncia Thiago Pavani como novo Head Comercial

O CT HUB está orgulhoso em anunciar a contratação de Thiago Pavani como seu novo Head Comercial. Com mais de…

Destaque

HID e parceiros tecnológicos líderes introduzem credenciais móveis na Google Wallet para funcionários, inquilinos e visitantes

Smart Spaces e Cohesion fazem parceria com a HID para oferecer acesso conveniente e seguro a espaços e sistemas do…