Por que as empresas de monitoramento perdem dinheiro?

As empresas de monitoramento perdem dinheiro ao deixar de investir em inovação para a operação de monitoramento, quando não priorizam a contratação de softwares integrados e, ainda, quando deixam de atender o desejo por conectividade e confiança do cliente final.

Da base de possíveis clientes da Segware (empresa de software de monitoramento), por exemplo, foi possíve destacar a seguinte distribuição entre as principais dores relatadas com relação às soluções de tecnologia já contratadas:

Problemas destacados pelos gestores de empresas não clientes da Segware

Os gestores apontam que a principal dificuldade que encontram é com a ausência de integração entre os softwares utilizados no monitoramento, a demora ou ausência completa de atualizações e versões corretivas, além da falta de perspectiva em inovação para o monitoramento. Muitos gestores também destacaram os dois temas integração e inovação, ao mesmo tempo, como falhas graves da solução que contrataram.

Em um mercado competitivo, o controle de custos se faz necessário para que a mensalidade do serviço cobrada ao cliente final seja viável à realidade daquele nicho. Logo, contratar as soluções mais baratas atrai, inicialmente, as empresas que precisam consolidar sua base de clientes finais.

A curto prazo essa estratégia é interessante, mas quando a empresa começa de fato a crescer, o esforço para continuar aumentando sua rentabilidade será cada vez maior. E é aí que as empresas passam a perder dinheiro, porque esbarram nestas três dificuldades a seguir:

 

Falta de investimento em inovação para a operação de monitoramento

Quando uma empresa de monitoramento passa a operar precisa recuperar o investimento de equipamentos, frota e contratação de pessoas. É comum, portanto, entender a tecnologia como mais uma despesa e, de fato, sim, é necessário gastar com softwares para operação, mas a grande vantagem é que este investimento retorna.

O investimento em tecnologia traz inovação para operação de monitoramento, o que promove eficiênciaeconomia com o corte de gastos desnecessários. Veja no que é possível reduzir:

– A conta de telefone fica menor, pois ligações entre operadores, atendentes (viaturas) e técnicos podem ser automatizadas por aplicativos de smartphone;

– O número de deslocamentos em falso de viaturas diminui, porque é possível acompanhar quais clientes geram mais chamados e tratar a causa raiz;

– O tempo gasto para gerar relatórios e informar o cliente final dos eventos é completamente substituído por portal de atendimento e aplicativo para smartphone;

– Insumos de papelaria (canetas, papel, pastas, etc) não são mais necessários. Ordens de serviço, por exemplo, podem ser assinadas pelo cliente final na tela do smartphone do técnico.

– O número de operadores por operação também pode ser enxuto, pois softwares robustos conseguem tratar vários tipos de eventos automaticamente, diminuindo assim o volume de trabalho do operador.

Potencial de economia com investimento em tecnologia

E, exatamente por isso, é possível absorver um número maior de clientes, ganhar em escalabilidadedo negócio.

 

Ausência de integração entre os softwares de monitoramento

À primeira vista, investir em softwares mais baratos ou mesmo utilizar apenas os softwares embarcados nos DVRs (para monitoramento por imagem) pode parecer uma boa ideia para evitarnovos gastos.

A necessidade de aprender diferentes interfaces e de replicar os mesmos dados em softwares distintos, no entanto, consome muito mais tempo da operação. E o tempo para a operação de monitoramento é um fator importante para que seja viável aumentar o número de clientes finais a serem atendidos.

A utilização de softwares integrados durante a operação de monitoramento impacta na eficiência da operação, e esta eficiência pode ser acompanhada em números por indicadores, tais como:

– Tempo médio de atendimento;

– Ocorrências atendidas (e concluídas);

– Ocorrências concluídas por operador;

– Eventos recebidos por conta;

– Quantidade de ocorrências por status;

– Indicador de tempo de atendimento;

– Ocorrências recebidas por hora;

– Eventos recebidos por hora.

A eficiência que a integração promove tem o potencial de economizar recursos em aspectos tangíveis (mensurados pelos indicadores) e, ao mesmo tempo, intangíveis, como livrar os operadores de tarefas repetitivas e que poderiam ser automatizadas facilmente.


Potencial de economia com integração

As integrações apresentam relativamente o mesmo impacto na eficiência, mas o potencial de economia da integração do software de alarmes com aplicativos e com software de imagem, o resultado pode chegar a 58% de redução de atritos (etapas desnecessárias que consomem tempo e dinheiro) durante a operação de monitoramento.

 

Monitoramento não atende o desejo do cliente final

Perder clientes e deixar de conquistar novos por não oferecer o que os consumidores buscam impacta diretamente na rentabilidade da empresa de monitoramento.

Ignorar o desejo por conectividade e transparência dos clientes finais retrai o crescimento da empresa. A boa notícia é que ao reverter essa situação a empresa tem grandes chances de se destacar no mercado onde atua.

Um dos recursos para realizar essa entrega é disponibilizar ao cliente final um aplicativo por onde ele poderá acompanhar as ocorrências das suas contas, armar e desarmar o painel de alarme, visualizar as imagens das câmeras de segurança ao vivo, além de acesso rápido à lista de contatos de emergência.

Para contratação desse tipo de tecnologia, observe se o aplicativo funciona vinculado ao serviço de monitoramento, isso significa que o cliente final só terá acesso aos benefícios (e ao aplicativo em si) enquanto for seu cliente.

Fonte: Blog Segware

Notícias Relacionadas

Destaque

Os drones vão substituir os vigilantes em uma operação de segurança?

Drones fazendo deliveries, aplicando pesticidas, auxiliando bombeiros em ocorrências, monitorando obras de construção, esses são alguns exemplos de como as…

Destaque

Avantia vence licitação para implementar soluções de segurança eletrônica no Porto de Santos

Empresa foi selecionada para dois dos quatro lotes da Autoridade Portuária de Santos (APS), com foco em câmeras térmicas e…

Artigos

Casas Inteligentes e proteção avançada para 2025: como a IoT está redefinindo a segurança no lar

Por Henrique Braz Rossi Nos últimos anos, a ascensão das casas inteligentes transformou o modo como vivemos. Graças à Internet…