Polícia de Londres vai usar câmeras em capacetes e bonés para ter mais transparência nas operações

O Serviço de Polícia Metropolitana de Londres (MPS) vai instalar câmeras nos bonés e capacetes balísticos de 2.200 policiais britânicos que são autorizados a usar armas em Londres, para aumentar a transparência nas operações. A Comissão de Reclamações da Polícia descobriu que as câmeras utilizadas no ombro eram inapropriadas para os oficiais que utilizam armas de fogo, pois a própria arma, quando levantada, bloqueia a visão da câmera.

Espera-se que a nova implantação torne os policiais mais transparentes e responsáveis, melhorando a confiança pública no processo. Além disso, os novos equipamentos podem servir para intimidar oficiais que tenham má conduta e pessoas que quebram a lei.

Câmeras de corpo

Mais de 17 mil policiais – que não portam armas de fogo – já utilizam body cameras (câmeras de corpo) para patrulharem 30 bairros da capital. Após a instalação desses equipamentos, as reclamações contra policiais caíram 93%. Mais câmeras de corpo serão instaladas até o fim do mês, completando assim, os bairros de Londres que ainda não tem policiais que monitoram suas ações por vídeo.

“As câmeras oferecem uma maior transparência tanto para quem está na frente da câmera como para quem está atrás”, disse o comandante Matt Twist, responsável pelo Comando de Armas de Fogo.

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, disse que a tecnologia permitirá que uma maior confiança seja construída entre os londrinos e sua força policial. “Esta tecnologia está ajudando a reduzir as queixas contra os oficiais em Londres e vai fazer uma diferença real para aqueles que transportam armas de fogo, aumentando a responsabilidade e ajudando a reunir melhores evidências para uma justiça mais rápida”, disse.

 

Notícias Relacionadas

Destaque

Genetec lança o Cloudlink 110, uma ponte de vídeo compacta gerenciada na nuvem para implantações de baixa densidade

Solução simplifica o gerenciamento de vídeo em sites remotos, reduz a complexidade do hardware e aumenta a eficiência operacional em…

Destaque

Com foco no varejo, SegurPro oferece serviço de monitoramento inteligente para prevenção de perdas

As soluções de segurança eletrônica, integradas ao iSOC da empresa, otimizam custos ao setor, pois permitem monitorar diversos pontos a…

Destaque

Sancionada, lei do Estatuto da Segurança Privada abre caminho para regulamentar setor e reduzir o alto número de empresas clandestinas

Diretor da Came do Brasil, Marco Barbosa exalta importância da nova legislação no mercado nacional, hoje com mais de 11…