Polícia britânica vai escanear o rosto de todos os torcedores na final da Champions League

Conhecido como a principal competição de clubes da Europa, a final da 62ª edição da Champions League (Liga dos Campeões da UEFA) contará com sistema de reconhecimento facial para encontrar possíveis terroristas e vândalos no estádio. A final será disputada no dia 3 de junho no Millennium Stadium, em Cardiff, País de Gales.

Os torcedores terão o rosto digitalizado, processado e comparado em tempo real com uma base de dados da policia de cerca de 500 mil pessoas que são procuradas, incluindo terroristas e vândalos. O sistema irá utilizar câmeras do estádio e imagens da estação de trem de Cardiff, localizado próximo ao local, para escanear cerca de 170 mil visitantes.

A medida não agradou a todos os torcedores e gerou grande discussão em relação à privacidade dos usuários. O comissário britânico Tony Porter informou que a polícia deve utilizar a tecnologia de forma medida . “Seguiremos as normas do sistema de vigilância. Eu vi o uso do AFR (Reconhecimento Facial Automatizado) aumentar nos últimos anos, a aplicação requer bons algoritmos, um esforço dedicado de designs, uma equipe multidisciplinar de especialistas, bancos de dados de tamanho limitado e testes de campo para calibrar e otimizar adequadamente a tecnologia”, explica Porter.

De acordo com o governo, serão gastos cerca de US$ 225 mil para o programa piloto. A operação já foi realizada anteriormente pela Polícia Metropolitana de Londres durante o Carnaval de Notting Hill em 2016.

“Eu prevejo o projeto continuando”, disse Porter sobre o uso futuro da AFR pela polícia. “Em termos de aplicações adicionais, posso vê-lo ligando-se com outras tecnologias, como câmeras de corpo, outros bancos de dados e assim por diante”.

Fonte: Motherboard Vice

 

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

“Hackers do bem” estão testando sistema de segurança dos Jogos Olímpicos de Paris

Autoridades alertam para um número de ataques cibernéticos sem precedentes durante os Jogos Olímpicos de Paris A Agência Nacional Francesa…

Destaque

Segurança é apontada como ponto positivo do show de Madonna por quem mora, tem comércio e trabalha em Copacabana

Pelo balanço da Polícia Civil, durante o evento houve uma redução em 400% no número de crimes violentos como roubo,…

Cibersegurança

Preservando o futuro da educação: a importância da proteção cibernética

Você já parou para pensar nos bastidores da revolução digital na educação? Por trás da promessa de acesso mais amplo…