PM prende 50 criminosos com o sistema de reconhecimento facial no RJ desde a virada do ano

A Polícia Militar do Rio de Janeiro efetuou 50 prisões com o uso do sistema de reconhecimento facial desde a virada do ano. O resultado foi obtido em pouco mais de dois meses de utilização do sistema, que transmite imagens em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Praça Onze, Centro do Rio.

Os presos eram procurados por crimes como homicídio, feminicídio, associação ao tráfico de drogas, furto e roubo a mão armada. A prisão mais recente aconteceu no Centro.

Em fevereiro, a PM utilizou o sistema no Sambódromo. Onze prisões foram feitas durante o carnaval. No réveillon, o videomonitoramento em tempo real também foi usado.

O software funciona em toda a orla carioca, em estações de trem e metrô e nos seguintes bairros:

• Lapa
• Leblon
• Laranjeiras
• Centro
• Botafogo
• Tijuca
• Vila Isabel
• Barra da Tijuca
• Jardim Botânico

Segundo a Secretaria de Estado de Polícia Militar, o número revela que a tecnologia tem ajudado na melhoria da segurança no estado.

“A implementação de sistemas de vigilância por vídeo, reconhecimento facial e análise de dados tem sido eficaz na prevenção e prisão de criminosos foragidos da Justiça, de forma rápida e precisa.”

“Os investimentos na área tecnológica continuam, o comando da corporação já colocou em curso um planejamento para a aquisição de mais de 500 câmeras, o que expandiria o sistema para 650 câmeras em funcionamento em todo o Rio de Janeiro, o que prevê um investimento de R$ 3 milhões”, explica a secretaria.

Notícias Relacionadas

Destaque

Pumatronix lança ITSCAM 450+ com foco em estacionamentos e pedágios

A Pumatronix, uma das principais fabricantes nacionais de equipamentos para monitoramento de trânsito e sistemas de transporte inteligente (ITS), anuncia…

Destaque

Nova câmera de sensor duplo oferece 4K a 30 fps e suporte para analíticos de IA

A Axis Communications anuncia uma câmera multidirecional de sensor duplo projetada para excelentes panorâmicas de ângulo amplo e cobertura detalhada…

Destaque

Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele…