Plano de backup: a conservação de dados em primeiro lugar

Um estudo feito pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculada ao Ministério da Educação, revelou que cerca de 70% das empresas nacionais que perderam seus dados encerraram suas atividades em até dezoito meses após o ocorrido. Esta informação realmente é preocupante e evidencia que um incidente com perda de informações críticas, por falta de backup eficiente, pode ser fatal, não só no que diz respeito aos impactos diretos, mas nos indiretos que são, muitas vezes, intangíveis.

De acordo com Cyrano Rizzo, CTO da Binario Cloud, a perda ou o vazamento de dados pode impactar de forma desastrosa em uma marca ou empresa se o incidente se tornar público – ou, ainda, acarretar em prejuízo, gerando um efeito cascata. “Se a empresa não atender ao SLA (Service Level Agreement) com seus clientes, há um risco ainda maior de erros futuros, pois, sem o histórico de informações, boa parte do que é importante para a tomada de decisão hoje, não estará mais disponível amanhã”, explicou. O maior desafio, neste cenário, é garantir a preservação dos dados em uma empresa. “Nossa recomendação é que a segurança dos dados seja sempre tratada como prioridade. Para isso, adotar um planejamento e disciplina aumenta a resiliência e disponibilidade das informações”, declarou o especialista.

Um plano de backup efetivo, segundo Cyrano, responde a esta demanda, reduzindo as possibilidades de perdas parciais, além de evitar a temida perda total. “E como prevenir é sempre mais eficaz e econômico que remediar, em longo prazo, com um plano eficaz, você terá mais tranquilidade. Em outra perspectiva, a equipe de TI deixa de dedicar boa parte do orçamento e do tempo para superar a crise, focando no que é realmente importante: o negócio em si”, afirmou.

Criação de plano de backup prevê a adoção de rotinas

Dados são considerados por muitos o novo petróleo. E, para serem competitivas, as empresas precisam cada vez mais se basear neles para a tomada de decisões. Em situações como levantamento da posição de estoque ou emissão de notas fiscais, por exemplo, se não houver um backup consistente para restabelecer o ambiente, podem ser causados prejuízos imensuráveis, além de comprometer vantagens competitivas, podendo impedir a continuidade do negócio em casos mais extremos.

Entre as principais vantagens em ter um plano de backup, destacam-se: estar em conformidade com a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com vigor previsto para agosto de 2020; ter a garantia de seus dados seguros, 24 horas; a redução de custos e aumento de disponibilidade do ambiente e a garantia que expedição, faturamento e todas as operações críticas estejam funcionando, com sucesso. “Em cloud, há a possibilidade da redução de impactos nas perdas de informações com um tempo mínimo de recuperação de dados”, explicou Cyrano.

Para ter um bom plano de backup e, o mais importante, colocá-lo em prática, é necessário fazer uma avaliação do cenário – desta forma, torna-se viável uma restauração dos serviços mais completa, ágil, segura e econômica. Confira o passo-a-passo para a criação de um bom plano:

Determinar a maneira ideal de armazenar as informações, tendo em vista que optar pela nuvem (cloud) é mais assertivo quando falamos em escalar uma empresa e projetá-la à era digital;

• Estabelecer as políticas de RPO e RTO, visando atender as expectativas e requisitos de negócios;

• Adotar uma ferramenta de gestão (ou seja, contratar uma solução que mais se adeque ao cenário da corporação);

• Configurar as rotinas de backup de acordo com as políticas estabelecidas;

• Validar a integridade dos dados por meio de testes de restore;

• Adotar uma política de gestão e armazenamento, com rotinas para automatizar toda a organização e monitoramento de dados.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology anuncia Regional Sales Manager para fortalecer a região Sudeste

Multinacional contrata executivo de alto escalão com mais de 20 anos de experiência em TI a fim de alcançar novas…

Destaque

Intelbras lança novos rádios profissionais de alta performance

Ampliação do portfólio visa atender as mais variadas necessidades de cenários que vão desde rádios para veículos e frotas até…

Destaque

Segurança e eficiência operacional melhorada: o sucesso da Orsegups na emissão de identificações com a tecnologia FARGO da HID

Ao longo dos últimos 51 anos, a Orsegups consolidou-se como uma empresa líder no campo da segurança eletrônica no Brasil….