Petrobras e Alfa Sense: parceria inovadora para detecção inédita de metano com sensor óptico avançado

A Alfa Sense, deep tech, líder em sensoriamento óptico e IoT, reconhecida pelo seu pioneirismo, anunciou recentemente uma parceria estratégica com a Petrobras, trata-se de uma solução revolucionária para o reconhecimento do metano através da luz objetivando a detecção precisa de perdas em refinarias e plataformas onshore e offshore.

Com a solução 100% assertiva, a Alfa Sense alcançou a aprovação e homologação imediata da sua tecnologia pelo CENPES (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Petrobras). Os benefícios desta tecnologia disruptiva vai muito além do impacto financeiro positivo, já que o metano é um gás incolor, inodoro, inflamável e explosivo em ambiente fechado em presença de fonte de ignição e de difícil detecção, sendo um gás de impacto 20 vezes maior que o gás carbônico ao meio ambiente e um dos principais responsáveis pelo efeito estufa. Por isso, a nova tecnologia foi testada, aprovada e homologada para aplicação imediata no setor O&G, se mostrando uma tecnologia bem-sucedida e de grande alcance, podendo beneficiar outros setores.

Segundo Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense, tudo começou com a participação da empresa na segunda edição do Desafio Tecnológico: Petrobras Conexões para Inovação em 2020, durante o auge da pandemia. “Competimos com diversas empresas de alta tecnologia e nosso projeto disruptivo para detecção precisa de metano utilizando sensores ópticos, foi o único a ser aprovado na vertical de Redução de Carbono deste ano. Este feito, nos deixou muito orgulhosos!”, afirma Hamilton. O sensor óptico de campo, dispositivo desenvolvido baseado na fotônica com tecnologia avançada, funciona como uma forma de captura da “impressão digital” do gás metano, identificando, qualificando e quantificando a sua detecção em tempo real através de uma plataforma automática e inédita. Tudo isso, realizado de forma intrinsicamente segura, sem nenhum dispositivo elétrico ou eletrônico em campo.

O feito é um marco importante para a empresa, evidenciado pela parceria com a Petrobras no projeto disruptivo, sendo um marco importante e fundamental para o setor de óleo e gás que agora podem contar com uma solução com eficácia superior a 7.000 vezes e mais de 40% mais barata que o método oficial utilizado atualmente para monitoramento de gás metano no mundo. Uma tecnologia inovadora, precisa e à disposição da indústria.

O depósito da patente no Brasil e nos Estados Unidos realizado em dezembro do ano passado em colaboração com a Petrobras, destaca o potencial financeiro e ambiental da tecnologia ESG (Ambiental, Social e Governança) e no mercado global de O&G. “Podemos afirmar que esta tecnologia ESG tem um potencial incrível, tanto financeiramente ao reduzir perdas no mercado global de O&G, quanto ambientalmente beneficiando toda sociedade no mundo e reforça o nosso compromisso em desenvolver tecnologias inovadoras para um futuro mais sustentável”, explica Hamilton.

Para a Alfa Sense, os próximos passos já começaram e as conversas com os Estados Unidos para obter fundos de investimentos globais para expandir internacionalmente sua tecnologia, fortalecendo sua presença global e reiterando seu compromisso com a inovação e sustentabilidade seguem com grande avanço.

A empresa, em menos de quatro anos, posicionou o Brasil como protagonista na inovação em sensoriamento óptico e IoT, fornecendo soluções avançadas para os setores de Segurança Eletrônica, Defesa, Energia, Mineração e Óleo & Gás.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…