Pesquisadores desenvolvem bateria voadora para aumentar autonomia de drones

Apesar de todo o avanço tecnológico visto ao longo dos últimos anos, uma peça em específico costuma ser o calcanhar de Aquiles de quase todos os dispositivos eletrônicos: a bateria. Independente de ser celular, notebook, tablet ou até mesmo, drone, o pedido por mais autonomia é recorrente.

Buscando preencher justamente essa lacuna, pesquisadores da Universidade da California em Berkeley, Estados Unidos, criaram um sistema de carregamento para drones com baterias voadoras. Isso mesmo! Inspirados em aeronaves militares, abastecidas em pleno voo por um segundo avião, a solução foi fazer as próprias baterias serem capazes de voar para que o carregamento possa ser feito em pleno ar.

Como visto no vídeo, a solução consiste, basicamente, em dois tipos de drones: um maior, principal, de 820 gramas, com bateria de 2.200 mAh e autonomia de 12 minutos, e um menor, com bateria de apenas 800 mAh, mas capacidade de carregar consigo uma bateria de 1.500 mAh para realizar o abastecimento.

Sendo a sua única função o acoplamento no drone principal, o “drone carregador” posiciona-se acima do drone maior e começa a descer lentamente até estar a uma altura de 3 centímetros. Então, através de uma doca eletromagnética, inicia o carregamento do quadricóptero principal, transferindo energia através dos conectores localizados em suas pernas, proporcionando mais autonomia.

Com dois dos drones menores executando a repetição exaustiva desse ciclo de carregamento, a independência do drone principal passou de apenas 12 minutos para quase 1 hora completa, um aumento de quase 5 vezes na autonomia. Isso, pois o drone principal ainda gasta sua própria bateria se mantendo no ar durante o processo de acoplagem e desacoplagem dos quadricóptecores menores.

Notícias Relacionadas

Destaque

CentralSquare e Genetec fazem parceria para levar vídeo em tempo real aos socorristas

O CentralSquare, desenvolvedora de software de segurança pública, anuncia que firmou uma parceria com a Genetec. A parceria combina as…

Destaque

Segurança eletrônica é mais do que apenas equipamentos

O mercado da segurança eletrônica é um dos que mais cresce e um dos que gera mais emprego e renda…

Destaque

Policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos nas ruas usando câmera do celular

Ainda neste mês de outubro, policiais poderão fazer reconhecimento facial de suspeitos sem identificação em abordagem nas ruas com nova…