Parceria inédita público-privada de segurança será lançada durante a ISC Brasil

Investir em segurança é um assunto de extrema importância na atualidade, mas a falta de verba para o setor público tem sido um dos grandes gargalos para a melhoria do setor em diversas cidades brasileiras. Focado neste problema a Genetec, empresa especializada em soluções inovadoras em IP, apresenta durante a ISC Brasil 2017 seu modelo inédito de compartilhamento público-privado: o “Projeto Luz Azul”.

Na parceria, o setor privado é o responsável pela aquisição das câmeras de segurança e a contrapartida fica por conta do setor público, responsável pelo monitoramento das imagens e de coibir, de forma mais ágil, a ação dos criminosos, por exemplo. “De um lado entra o comerciante, que compra o sistema e as câmeras, mas não tem a responsabilidade de gerenciar as imagens, já que o programa as armazena na nuvem e as transmite em tempo real à polícia. Do outro entra o setor público, que passa a contar com a possibilidade de expandir sua área de monitoramento sem precisar, efetivamente, investir grandes recursos”, explica o Country Manager da Genetec no Brasil, Denis Cótê.

O projeto “Luz Azul” será apresentado no espaço ISC Experience, num formato simulador, onde os visitantes da ISC Brasil poderão visualizar in loco o funcionamento do projeto. Além disso, a empresa fará o lançamento do site www.luzazul.com.br, onde serão divulgadas as cidades, associações e estabelecimentos comerciais que fazem parte do projeto.

Modelo norte-americano

Inspirado no modelo norte-americano, já em funcionamento na cidade de Detroit, o Projeto Luz Azul tem como objetivo promover a parceria entre o setor privado e o público em prol do aumento da segurança para a população.

O projeto, que nos Estados Unidos é conhecido como Green Light, foi implantado inicialmente em oito postos de gasolina de Detroit em janeiro de 2016 e hoje conta com mais de 100 estabelecimentos comerciais. “No início de 2016 a cidade de Detroit sofria com uma epidemia de assaltos em postos de combustíveis, com a implantação do projeto, em apenas um ano os assaltos a esse tipo de estabelecimento reduziram em 40% e os comerciantes ainda registraram um crescimento de 5% a 10% no movimento”, afirma Cótê. “Os pontos comerciais que fazem parte do projeto são identificados com uma placa e uma luz verde, o que afasta os criminosos do estabelecimento por saber que estão sendo monitorados pela polícia”, ressalta ele.

Novidades na feira

A empresa ainda levará para a ISC Brasil uma derivação do Security Center, que permite ao agente de trânsito a identificação de carros com irregularidades por meio de suas placas. “Esse sistema pode ser usado em carros ou motos e realiza a leitura das placas automotivas e, por meio do cruzamento com o banco de dados da polícia ou do Detran, identificando possíveis irregularidades ou se o veículo é proveniente de furto ou roubo”, esclarece Cótê.

Uma moto será exposta no estande da empresa, onde os visitantes poderão visualizar a aplicação do equipamento e entender melhor sobre o sistema. “Esse sistema já foi implantado em algumas cidades de Santa Catarina e, segundo os órgãos do estado, em apenas uma semana de funcionamento cerca de 3 mil carros com irregularidades foram abordados ou notificados”, finaliza Denis.

Notícias Relacionadas

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…

Destaque

LogPlace inicia transporte de cargas de alto valor em parceria com a TBForte

O lançamento do serviço foi marcado por uma homenagem ao piloto Ayrton Senna com transporte do capacete utilizado em 1988…

Cases

Lotérica reduz custo na gestão de numerário e zera perdas com cofre inteligente

Cansado de assaltos e de perder horas do dia fazendo a contagem das cédulas, o empresário José Eduardo Nogueira de…