Parceria entre Nice e Mario Cucinella Architects para a construção da nova sede da Nice Brasil apresenta inovação e sustentabilidade

A Nice confiou ao estúdio MC A – Mario Cucinella Architects o projeto e a construção da nova sede brasileira da empresa. Um complexo altamente vanguardista e ecossustentável, com uma grande folha que repousa delicadamente sobre os pilares leves, imagem simbólica que inspira a icônica cobertura do novíssimo complexo industrial da Nice no Brasil. Em 2022, as obras continuam em ritmo acelerado com inauguração prevista para junho.

O complexo futurista está sendo construído em Limeira, noroeste de São Paulo em uma área de 20 mil metros quadrados. Projetado para atender aos requisitos da certificação LEED, o edifício é um ponto de referência para a arquitetura industrial sustentável.

A sede brasileira da Nice será uma fábrica inteligente, inspirada nos princípios da Indústria 4.0, com uma nova abordagem de produção baseada no uso de tecnologias de ponta, projetadas para melhorar as condições de trabalho, criar um modelo de negócio sustentável e aumentar a produtividade e a qualidade de produção das fábricas. Com um investimento de mais de 20 milhões de euros, o complexo também será um dos centros internacionais de P&D da Nice.

O projeto desenvolvido pelo estúdio MC A visa reinterpretar o conceito de planta de produção estabelecendo um diálogo com a comunidade e o meio ambiente. O edifício é caracterizado a partir de uma luminosa frente central com vista para a principal rodovia, inclui o átrio, dois pisos de escritórios, as zonas comuns e todas as áreas de treinamento. Já a produção, localizada na parte detrás está ligada ao átrio principal por meio de uma grande janela pela qual todos os visitantes podem observar o processo de produção automatizado, transformando a estrutura em um “Show-Factory”. Ainda no mesmo local, um sistema de caminhos suspensos, imersos na mata, conecta-se à extensão do prédio que abriga um espaço voltado para funcionários.

A nova sede brasileira da Nice foi projetada para reduzir o consumo de energia por meio de uma série de medidas ativas e passivas, que aproveitam as condições climáticas favoráveis e permitem que as instalações e a sede da empresa funcionem totalmente off-grid em alguns períodos do ano, sem emissões de carbono, em acordo com as metas de redução de CO2 realizado pela empresa globalmente. Outro destaque da edificação é a interação passiva com o clima de Limeira proporcionando sombra e permitindo que a luz difusa seja irradiada para todos os espaços de trabalho. A área de produção irá operar durante todo o ano, sem a necessidade de refrigeração ou aquecimento, devido a combinação da massa térmica e da ventilação natural.Já nos showrooms e nos escritórios haverá um sistema de uso misto que incentiva o uso de ventilação natural, reduzindo as cargas gerais de resfriamento.

A cobertura icônica citada acima, não é apenas a principal característica arquitetônica, mas também um dispositivo ambiental passivo mais importante, capaz de oferecer proteção contra a radiação solar direta durante os meses mais quentes do ano. A cidade de Limeira caracteriza-se por ângulos solares elevados, com a implementação de uma saliência horizontal e otimizando a profundidade, foi possível criar uma sombra completa nas fachadas de vidro durante as horas centrais do dia, reduzindo a radiação incidente em 47%, evitando o risco de superaquecimento. Durante dois terços do ano, o complexo conta com ventilação natural devido integração entre as aberturas na fachada e ao teto aberto no pátio átrio. Outro ponto, é a caixa d’água de 60 metros cúbicos para armazenar a água da chuva e reutilizar na irrigação.

Finalmente, o projeto paisagístico oferece uma interpretação lúdica da variedade do bioma Cerrado, o segundo maior bioma do Brasil, do capim ao cerrado e às formações florestais. É desconstruído em cinco episódios diferentes que juntos completam o principal sistema de circulação exterior ao ar livre. Tais episódios são geometricamente inspirados nas espécies silvestres locais, frutas tropicais, folhas e vegetais. O projeto paisagístico não apenas agrega valor à biodiversidade de toda a área, mas contribui ativamente para o escoamento da água da chuva, direcionando para uma grande bacia na parte inferior da área.

“A sustentabilidade é um elemento fundamental para a arquitetura. Olhando para a história, sempre tivemos necessidade de uma relação com a matéria e as energias colocadas, como as do clima: o sol, o vento, a luz. O projeto reestabelece uma relação simbiótica entre a estrutura arquitetônica e a natureza, interagindo com a paisagem e reinterpretando elementos arquitetônicos tradicionais brasileiros, e favorecendo o uso de todas as suas características passivas”, afirma Mario Cucinella, Fundador e Diretor Criativo da MC A – Mário Cucinella Architects.

“O nosso compromisso continua na concretização deste grandioso projeto, fruto de escolhas muito específicas, desde a centralidade da pessoa, à seleção dos materiais, às tecnologias instaladas, que faz parte do nosso caminho internacional de sustentabilidade. Uma estratégia de negócios que presta cada vez mais atenção ao meio ambiente e à sociedade em que atuamos, à nossa maneira de fazer negócios e à inovação. A nova sede brasileira da Nice, assinada pelo prestigiado Studio Mario Cucinella Architects, incorpora consistentemente esses valores e pretende ser uma grande oportunidade para o desenvolvimento do território e para um novo modelo econômico capaz de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo “, declara Lauro Buoro, Presidente e fundador da Nice.

“A nova sede e planta de produção da Nice será um importante hub de referência para o mercado latino-americano e representará um ponto de virada para o desenvolvimento social e econômico de Limeira. Será um pólo de vanguarda que proporcionará aos trabalhadores uma experiência profissional inovadora, no qual poderão crescer e melhorar constantemente as suas competências profissionais, em linha com os valores de diversidade e inclusão da Nice. Além de ser um projeto complexo sob o olhar da responsabilidade social que integra indústria, comunidade e meio ambiente”, acrescenta Leonardo Sanchez, Gerente Geral da Nice Brasil.

Project Credits:

Mario Cucinella Architect Team: Mario Cucinella, Andrea Rossi (Project Director), Michele Olivieri (Design Leader), Elena Biason, Maria Pazzaglia, Mariangela Toscano, Angelo Ungarelli, Valerio Vincioni, Augusta Zanzillo, (BIM Coordinator), Yuri Costantini (Modellista). Mario Cucinella Visual Team: Alessia Monacelli, Guglielmo Barbieri (Mario Cucinella Architects).

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras lança serviço para monitoramento de bebês e crianças

Babá Pro, nova função das câmeras da linha Mibo Cam, traz segurança e comodidade para acompanhar o dia a dia…

Destaque

Milestone Systems contrata novo diretor de vendas para América Latina

Como parte da equipe de liderança executiva para as Américas, Mauricio Swain atuará em alinhamento com essa região para dimensionar…

Destaque

Motorola Solutions adquire a Videotec, provedora de soluções robustas de segurança em vídeo

A Motorola Solutions anunciou a aquisição da Videotec S.p.A., fornecedora global de soluções robustas de segurança em vídeo, com sede…