Pandemia da Covid-19 impulsiona vendas de câmeras térmicas

Com a temperatura corporal sendo um indicativo importante da infecção pelo coronavírus, as vendas das câmeras térmicas dobraram nos últimos meses. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Segurança Eletrônica, de março a maio esse número passou de 6% para 14%.

Inicialmente, essas câmeras eram usadas em ações militares, para evitar invasões e ataques. Agora, com a pandemia, elas estão nos aeroportos e também nos supermercados.

As câmeras térmicas se tornaram grandes aliadas no combate ao coronavírus, isso porque elas conseguem medir a temperatura corporal de até 15 pessoas ao mesmo tempo e emitem um alerta quando algum clientes está com temperatura acima de 37,8ºC.

O diretor de segurança do Carrefour Brasil, Elizeu Lucena, disse que a rede comprou a câmera térmica há 45 dias. Desde então, ela se mostrou mais eficiente do que o termômetro individual. “O termômetro individual acaba acumulando filas na entrada da unidade, caso tenha grande fluxo. Nesse caso da câmera é automatizado, é rápido, a gente consegue capturar as imagens de forma muito rápida e consegue fazer uma atuação muito mais imediata”, explicou.

Embora as vendas das câmeras térmicas tenham mais que dobrado, o especialista em segurança eletrônica Rubens Branchini considera que ainda há espaço para o crescimento desse mercado. No entanto, mesmo com uma diminuição nos últimos meses, o preço dessas câmeras ainda é alto. Cada uma delas pode custar até R$60 mil atualmente; antes da pandemia, elas podiam ser encontradas por até R$ 120 mil.

Fonte: Jovem Pan

Notícias Relacionadas

Destaque

Pesquisadores de segurança enganam sistema de reconhecimento facial

Um time de pesquisadores da empresa de cibersegurança McAfee conseguiu enganar um sistema moderno de reconhecimento facial. Os especialistas divulgaram uma…

Destaque

HID Global apresenta tecnologia para automatizar o distanciamento social nos locais de trabalho

Conforme as organizações que fecharam no Brasil retomam suas operações, novos requisitos para criação de ambientes de trabalho seguros para…

Artigos

Transformação do sistema de videovigilância do setor bancário com tecnologia IP

Por Luis Miguel Dávila, Gerente de Vendas e Engenharia da Hanwha Techwin para a América Central A capacidade dos sistemas…