Os sistemas de reconhecimento facial podem aumentar em popularidade durante a pandemia de coronavírus

Com medo de espalhar o coronavírus, as empresas de segurança estão argumentando que os sistemas de reconhecimento facial podem ser uma opção mais segura e mais limpa do que os sistemas biométricos tradicionais para controle de acesso.

A alegação não vem sem controvérsia, pois os scanners de impressões digitais se tornaram cada vez mais comuns como soluções de controle de acesso. Organizações como a Metropolitan Transportation Authority e o Departamento de Polícia de Nova York encerram seus protocolos típicos de digitalização de impressões digitais de funcionários devido à pandemia. Dessa maneira, o reconhecimento facial pode se tornar uma opção mais atraente para as empresas.

Companhias como a Dermalog na Alemanha e a Telpo na China estão lançando sua tecnologia para organizações como uma maneira de evitar a propagação do vírus e outras doenças através de superfícies contaminadas, informou o site de tecnologia OneZero.

Ambas as empresas estão adicionando tecnologia de detecção de temperatura em seus programas de reconhecimento facial. Ela serve para detectar se alguém está com febre e solicitar que a pessoa deixe uma instalação ou procure atendimento médico. O sistema de detecção de temperatura da Dermalog já está sendo usado pelo governo da Tailândia para fins de controle de fronteiras, de acordo com o site OneZero.

Além disso, a Telpo também planeja lançar terminais de reconhecimento facial com um software de detecção de temperatura. Por outro lado, ele funcionará mesmo se uma pessoa estiver usando uma máscara.

“Essa tecnologia pode não apenas reduzir o risco de infecção cruzada, como pode melhorar a eficiência do tráfego em mais de 10 vezes, o que economizará tempo e reduzirá o congestionamento. É adequado para governo, alfândega, aeroportos, estações ferroviárias, empresas, escolas, comunidades e outros locais públicos movimentados”, disse a empresa Telpo, em comunicado à imprensa.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…

Destaque

PositivoSEG orienta empresas que pretendem investir em segurança eletrônica e não sabem por onde começar

Diretor de IoT, José Ricardo Tobias elenca cinco passos iniciais que vão garantir uma escolha inteligente para proteger os ativos…