Oracle lança primeira solução autônoma do mundo de banco de dados na nuvem

Oracle anunciou a disponibilidade do primeiro serviço de banco de dados na nuvem baseado na nova solução Oracle Autonomous Database, que conta com recursos de autoexecução, autoproteção e autorreparação do mundo. O Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud usa aprendizagem de máquina (machine learning) com níveis de desempenho, disponibilidade e segurança, sem intervenção humana, por metade do custo cobrado pela Amazon Web Services.

“Esta tecnologia muda tudo”, disse Larry Ellison, presidente do conselho executivo e CTO da Oracle. “O Oracle Autonomous Database é baseado em uma tecnologia tão revolucionária quanto a Internet. Ele recupera, ajusta e atualiza sozinho. Os bancos de dados da Amazon custam mais e fazem menos”, conclui.

A solução fornece capacidades analíticas de segurança e alta disponibilidade do banco de dados sem qualquer complexidade de configuração, ajustes e administração, mesmo quando a carga de trabalho e o volume de dados mudam. O banco de dados autônomo é uma classe inteiramente nova de solução que não exige nenhuma operação por parte do cliente, proporcionando um sistema de data warehouse na nuvem que é:

Simples de usar: A primeira solução de provisionamento de data warehouse garante um sistema com backup automático, criptografia e uma arquitetura de alta disponibilidade em apenas alguns segundos. A migração para a nuvem é simples devido à total compatibilidade com bancos de dados on-premise existentes.

• Rápido: Desempenho nas consultas que é líder da indústria, sem necessidade de nenhum ajuste. O Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud é muito mais rápido comparado a outros sistemas de data warehouse na nuvem, e a Oracle garante a mesma velocidade para as cargas de trabalho pela metade do custo cobrado pela Amazon Web Services.

• Elástico: Independente, dimensionamento on-line do poder computacional e de armazenamento. A capacidade de aumentar ou reduzir dinamicamente os recursos oferecem o verdadeiro modelo pay-per-use, diminuindo drasticamente os custos.

O Oracle Autonomous Data Warehouse Cloud é o primeiro dos muitos serviços que serão oferecidos em breve para processamento de transações, como o Oracle Autonomous NoSQL Database para leitura e gravação rápidas em grande escala (comumente exigidas por soluções de Internet das Coisas) e Oracle Autonomous Graph Database para análise de redes. Cada uma desses serviços foi ajustado para cargas de trabalho específicas e compartilha das mesmas características fundamentais dos serviços:

• Autoexecução: Elimina intervenções e erros humanos ao provisionar, proteger, monitorar, fazer backup, recuperar dados, solucionar problemas e ajustar o banco de dados de forma autônoma. Faz upgrades e instala patches automaticamente durante a própria execução.

• Autoproteção: Assegura proteção contra ataques externos e usuários internos mal-intencionados. Aplica automaticamente atualizações de segurança durante a própria operação para se proteger contra ataques cibernéticos e automaticamente criptografa todos os dados.

• Autorreparação:  Garante proteção automatizada contra períodos de inatividade planejados e não planejados com até 99,995% de disponibilidade, resultando em menos de 2,5 minutos de inatividade por mês, incluindo a manutenção planejada.

O Oracle Autonomous Data Warehouse foi desenvolvido sobre o Oracle Database 18c, o primeiro dentre os lançamentos anuais de software de banco de dados da Oracle. Uma inovação com mais de 100 novos recursos, o Oracle Database 18c está disponível nos Oracle Cloud Services, nos sistemas projetados da Oracle e no livesql.oracle.com.

O anúncio está alinhado com a expansão recentemente anunciada dos Oracle Cloud Platform Autonomous Services.  Durante este ano, a companhia planeja oferecer serviços Oracle Autonomous para análise, mobilidade, desenvolvimento de aplicações e integração.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Gigante de Portaria Remota migra para nuvem

A MyVillage, empresa que fornece um canal de comunicação e uma rede de relacionamentos que conecta os moradores e gestores…

Destaque

Oracle anuncia laboratório de inovação no Brasil

Chega ao Brasil o Oracle Innovation Labs no Brasil, espaço dedicado à co-criação entre a Oracle, seus clientes, parceiros e…

Destaque

Projeto sobre Internet das Coisas une Oracle com Fundação Getúlio Vargas

As mudanças no mundo dos negócios são constantes e, considerando o uso da tecnologia, este processo é ainda mais exponencial….