ONVIF lança o Profile M para metadados e eventos para aplicativos de análise

ONVIF, a iniciativa de padronização global líder para produtos de segurança física baseados em IP, lançou o Profile (perfil) M, que padroniza metadados e eventos para aplicativos analíticos. Este novo perfil aborda o mercado de análise de vídeo dinâmica, bem como expande os caminhos para o uso de metadados e tratamento de eventos em outros sistemas, como controle de acesso, serviços em nuvem e plataformas IoT.

O Profile M fornece uma forma padrão de comunicação de metadados e eventos entre serviços e dispositivos com capacidade de análise, como câmeras IP, e clientes, como software de gerenciamento de vídeo ou servidor ou serviços baseados em nuvem. Ele permite que integradores de sistemas e usuários finais combinem soluções de diferentes fornecedores de dispositivos ou serviços de ponta que produzem metadados e eventos, com software de gerenciamento de vídeo ou serviços em nuvem e aplicativos IoT, em um sistema.

“O ONVIF reconhece que a necessidade de interoperabilidade evoluiu além do relacionamento tradicional entre um dispositivo de hardware e um cliente de software de diferentes fornecedores”, disse Sriram Bhetanabottla, presidente do Profile M Working Group. “A flexibilidade de incluir serviços baseados em nuvem e servidor como ‘dispositivos em conformidade’ torna o Profile M interessante também para desenvolvedores independentes de soluções analíticas baseadas em software. Isso ajudará a impulsionar o crescimento no número e nos tipos de aplicativos de segurança, proteção e eficiência operacional disponíveis para os usuários finais. ”

No contexto do vídeo, os metadados analíticos – que podem ser uma variedade de classificações de objetos – têm vários usos. Eles podem ser usados para destacar certos objetos em um fluxo de vídeo, acionar respostas automáticas e armazenar e pesquisar com eficácia o conteúdo de vídeo de seu interesse. Outros usos incluem mapeamento térmico em uma loja de varejo usando metadados humanos e de geolocalização, e mapeamento de veículos em um estacionamento usando metadados de veículos e geolocalização.

O Perfil M também oferece suporte a interfaces de manipulação de eventos para contagem de objetos, análise de reconhecimento facial e de reconhecimento de placas de veículos, bem como eventos formatados em JSON sobre MQTT, um protocolo para aplicativos IoT. Um exemplo de um caso de uso de IoT pode ser para controle de temperatura ambiente, onde uma câmera Profile M (com suporte MQTT) detecta humanos em uma sala e envia um evento ONVIF por MQTT a uma plataforma ou aplicativo IoT que, por sua vez, aciona um termostato inteligente para ajustar a temperatura ambiente.

Perfil M pode ser combinado com outros perfis de vídeo ONVIF e de controlo de acesso para um sistema integrado baseado em interfaces ONVIF.

Fundado em 2008, o ONVIF é líder reconhecido do setor e impulsiona a interoperabilidade para produtos de segurança física baseados em IP. análise O ONVIF oferece Profile S para streaming de vídeo; Profile G para gravação de vídeo e armazenamento; perfil C para controle de acesso físico; perfil Q para funcionalidade aprimorada e inovadora; Profile A para configuração de controle de acesso físico mais ampla; e Profile T para streaming de vídeo avançado. O ONVIF continua trabalhando com seus integrantes para expandir o número de soluções de IP com interoperabilidade que os produtos compatíveis com o ONVIF podem oferecer.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como proteger estádios e arenas esportivas com tecnologia de segurança

Por Leopoldo Ruíz, Diretor Regional para a América Latina da Axis Communications Este mês tem sido uma temporada esportiva bastante…

Controle de Acesso

ASSA ABLOY Controle de Acesso passa a comercializar produtos Mul-T-Lock no Brasil

Referência em segurança desde 1973, agora é a vez dos brasileiros aproveitarem a qualidade dos acessórios e produtos da marca…

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…