ONVIF apresenta candidato a liberação de perfil M para metadados e análises para aplicativos inteligentes

A ONVIF, principal iniciativa de padronização global de produtos de segurança física baseados em IP, introduziu o candidato a liberação de perfil M.

Essa especificação preliminar padroniza a comunicação de metadados e o tratamento de eventos de análises para aplicativos inteligentes. Ele abre caminho para maior interoperabilidade de câmeras IP ou aplicativos analíticos com sistemas de gerenciamento de vídeo e integração mais fácil com sistemas da internet das coisas (Internet of Things, IoT).

O Profile M oferece uma forma padrão de comunicação de metadados entre dispositivos ou serviços de borda, como câmeras IP ou aplicativos analíticos para dispositivos, e clientes, como software de gerenciamento de vídeo (video management software, VMS), gravadores de vídeo em rede ou serviços baseados em servidor ou nuvem. Isso significa que os integradores de sistemas e usuários finais podem misturar e combinar com flexibilidade soluções de diferentes provedores de análises, dispositivos de borda e software de gerenciamento de vídeo ou serviços em nuvem, junto com aplicativos IoT, em um único sistema.

“O Profile M será um perfil ONVIF atrativo para fornecedores de câmeras e VMS e desenvolvedores independentes de serviços baseados em borda, servidor ou nuvem”, disse Sriram Bhetanabottla, presidente do Grupo de trabalho do perfil M da ONVIF. “O aumento no número de aplicativos inteligentes para segurança, inteligência comercial e dispositivos IoT gera demandas de interoperabilidade. Os aplicativos do perfil M terão ampla compatibilidade, e isso incentivará um maior crescimento no número e nos tipos de aplicativos, resultando em uma escolha ainda maior para os usuários finais”.

O candidato a liberação do Profile M da ONVIF é compatível com configurações de análise e consulta de informações para metadados, bem como filtragem e transmissão de metadados. Possui interfaces para classificação de objetos genéricos e metadados especificados para geolocalização, veículo, placa, rosto e corpo humanos.

O Profile M também define interfaces para configurações de regras para eventos, manipulação de eventos para aplicativos compatíveis com contagem de pessoas e reconhecimento facial e de placa de licença, e eventos usando JSON (JavaScript Object Notation) e o protocolo MQTT (Message Queuing Telemetry Transport) para aplicativos IoT.

Os casos de uso de metadados incluem o destaque de objetos de interesse em uma transmissão de vídeo, mapeamento de calor em uma loja de varejo usando metadados humanos e de geolocalização, e mapeamento de veículos em um estacionamento usando metadados de veículos e geolocalização.

Casos de uso para interfaces de manipulação de eventos do Profile M incluem controle de multidões ou gerenciamento de filas por meio de análises de contagem de pessoas e controle de acesso em um estacionamento por meio de aplicativos de reconhecimento de placas de veículos.

Para um aplicativo de IoT, a interface de manipulação de eventos do Profile M pode ser usada, por exemplo, para controle de temperatura ambiente, em que uma câmera de perfil M (com suporte MQTT) detecta humanos em uma sala e envia um evento ONVIF por MQTT para uma plataforma IoT ou aplicativo que, por sua vez, aciona um termostato inteligente para ajustar a temperatura ambiente.

O Profile M pode ser combinado com outros perfis de vídeo e controle de acesso da ONVIF para um sistema integrado baseado em interfaces da ONVIF.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…