O uso de Inteligência Artificial em sistemas de CFTV

Por Adriano Oliveira

Não é novidade que a indústria de segurança eletrônica, mais notadamente as de CFTV e controle de acesso adotaram em seus sistemas tecnologias baseadas em Inteligência Artificial, porém ainda não chegamos nem perto de seu auge.

Existe ainda no mercado uma certa confusão do que pode ou não ser feito com IA, e essa confusão é alimentada desde a descrença pessimista daqueles que são refratários ao uso de novas tecnologias até uma esperança exagerada de pessoas que acreditam piamente que a IA hoje é capaz de executar as mais mirabolantes fantasias vistas em filmes de Hollywood.

Nem uma coisa, nem outra.

O uso de Inteligência Artificial em CFTV já é bastante eficiente em algumas áreas, como no reconhecimento facial e na leitura de placas veiculares, mas a gama de problemas que poderiam ser resolvidos com IA é, em grande medida, inexplorada. Esses problemas incluem necessidades não só na área de segurança, mas também no agro, medicina, transporte e outras.

A maioria das câmeras no mercado possuí algum analítico embarcado que não pode ser substituído, mas isso vem mudando há alguns anos: câmeras de CFTV têm permitido a instalação de algoritmos de terceiros tornando seu uso flexível e possibilitando que empresas especializadas em desenvolvimento possam utilizar esses dispositivos para executar análises específicas que vão – só para citar alguns exemplos – desde a verificação de chave seccionadora em subestação de energia elétrica até o momento mais eficiente para uma colheita no campo.

Uma forte tendência com a análise de vídeo na câmera é que o resultado das análises sendo enviado em forma de metadados, diminui a banda de rede necessária para tráfego de dados, viabilizando, inclusive que os dados possam ser tratados de forma rápida e eficiente em nuvem pública.

Conclusão: ainda que nem sempre bem entendida pelo consumidor, o uso de IA em CFTV já é uma realidade, mas ainda é um campo a ser explorado com cuidado pelos próximos anos.

Adriano Oliveira
Atua no segmento de segurança eletrônica há mais de 20 anos, tem pós-graduação em segurança da informação, é formado em redes e trabalha como gerente de produtos para soluções de vídeo inteligente na Huawei do Brasil.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Quando cai a energia: é melhor utilizar geradores ou nobreaks?

Os apagões que vêm ocorrendo no Brasil, especialmente em São Paulo durante todo o ano acenderam o alerta para a…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…