O que é Infravermelho?

Por Macson Guedes

Normalmente, nossa visão é limitada a uma parcela muito pequena do espectro eletromagnético. A energia térmica tem um comprimento de onda muito maior do que a luz visível. Ela é tão longa que, de fato, o olho humano não pode vê-la, assim como não podemos ver as ondas de rádio.

Com as imagens térmicas, a parcela do espectro que percebemos é drasticamente expandida, o que nos ajuda a “ver” e a “medir” a energia térmica emitida por um objeto. Diferente da luz visível, no mundo infravermelho, tudo o que tenha temperatura acima do zero absoluto emite calor. Até objetos muito frios, como cubos de gelo, emitem infravermelho. A luz visível não afeta o mundo térmico, sendo possível ver igualmente bem em ambientes muito iluminados e totalmente escuros.

O Espectro Eletromagnético
Quanto maior a temperatura do objeto, maior a radiação IV emitida. O infravermelho permite que vejamos o que nossos olhos não veem. As câmeras termográficas de infravermelho produzem imagens de infravermelhos invisíveis ou radiação de “calor” e fornecem capacidade de medição de temperatura precisa e sem contato. Praticamente tudo esquenta antes de apresentar defeitos, o que faz com que as câmeras de infravermelho sejam ferramentas de diagnóstico extremamente econômicas e valiosas nas mais diversas aplicações. Além disso, uma vez que os segmentos industriais empenham-se em melhorar a eficiência na produção, em gerenciar a energia, em melhorar a qualidade dos produtos e em aumentar a segurança dos trabalhadores, novos aplicativos de câmeras de infravermelho não param de surgir.

Como Funciona uma Câmera de IV?

Detecção de Energia de Infravermelho
Uma câmera de infravermelho consiste em um dispositivo sem contato capaz de detectar a energia (calor) infravermelha e convertê-la em um sinal eletrônico, o qual é processado para produzir uma imagem ou vídeo termográficos que pode ser usado para a realização de cálculos de temperatura. O calor detectado pela câmera de infravermelho pode ser quantificado ou medido com muita precisão. Isso permite, além do monitoramento do desempenho térmico, a identificação e avaliação da gravidade relativa de problemas relacionados ao calor.

Inovações Recentes em Infravermelho
As inovações recentes, principalmente a tecnologia dos detectores, a incorporação de imagens visuais integradas, a funcionalidade automática e o desenvolvimento de programas de software de infravermelho, proporcionam soluções de análise térmica mais econômicas do que nunca.

Macson Guedes, Diretor Geral da FLIR Systems América Latina.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…