O Poder do Checklist na Indústria – Um Case no Setor Farmacêutico

A indústria farmacêutica lida com produtos que têm um impacto direto na saúde e bem-estar dos pacientes. Qualquer falha na segurança ou qualidade dos produtos pode ter sérias consequências, por isso, um ambiente rigorosamente controlado e organizado é fundamental para garantir a produção segura dos medicamentos.

E como garantir que os protocolos e procedimentos sejam seguidos em todos os setores da empresa? Utilizando um sistema de controle e gestão. A plataforma da Performancelab, por exemplo, conta com  um módulo de controle e gerenciamento que possibilita ao gestor padronizar as atividades de cada área com a aplicação de  checklists customizados.

“A utilização de uma lista de verificações (checklist) personalizada, recurso que faz parte da plataforma da Performancelab, garante que etapas críticas de um processo sejam seguidas de forma precisa e eficiente. É um investimento em segurança, conformidade e eficiência que toda indústria deve considerar, particularmente a farmacêutica”, explicou Fernando Só, CEO da Performancelab.

Estudo de caso real

Nas operações de uma indústria farmacêutica, a garantia de que as áreas restritas permaneçam controladas e seguras é fundamental. Infelizmente, a falta de um checklist para certificar que todos os crivos e permissões estão sendo aplicados levou uma empresa a sofrer sérias consequências, isso porque as alterações de permissões que ocorriam no local eram frequentemente realizadas manualmente pelos administradores, fazendo com que cada movimentação das equipes, em tempo e espaço, representasse um risco.

Em uma ocasião, um acesso incorreto ocorreu em uma área estéril, resultando na perda de todo o material contido no local. O prejuízo direto foi calculado em impressionantes US$ 2 milhões. Isso incluiu o custo de reposição do material perdido, a necessidade de horas extras para compensar o erro e multas contratuais. No entanto, o prejuízo real foi ainda mais significativo. Essa cifra colossal ilustra a importância de contar com um sistema eficiente de checklist.

“O checklist é a peça-chave que pode transformar operações caóticas em processos organizados e seguros. A Performancelab oferece a solução necessária para garantir que cada etapa seja monitorada, controlada e auditada, evitando prejuízos e elevando o desempenho operacional. Não deixe que a falta de um checklist custe milhões à sua empresa; faça uma escolha inteligente”, finalizou Fernando.

Este texto foi baseado no capítulo “A crônica popular e a indústria farmacêutica” do diretor da Avantia Mauro de Lucca, que faz parte do livro “Projeto CheckList, a Vida é um Fazer de Contas”, de Fernando Só e Silva, CEO da Performancelab, e convidados.

A versão impressa do livro será oficialmente lançada em 8 de novembro, durante o evento Congresso Segurança Eletrônica. Esta obra promete ser uma fonte valiosa de insights sobre o uso efetivo dos checklists em diversos contextos. Não perca a oportunidade de mergulhar no mundo dos checklists e aprimorar sua gestão e conformidade.

A versão online já está disponível para compra através do link:

www.performancelab.com.br/projeto-checklist.

E para conhecer mais sobre a Performancelab, suas ferramentas e tudo o que ela pode fazer pela sua empresa na prestação de serviços recorrentes, acesse: www.performancelab.com.br.

Notícias Relacionadas

Destaque

O que é um evento Summit?

Por definição, um Summit é um encontro de alto nível que reúne líderes, especialistas e profissionais de destaque em um…

Artigos

O Efeito Borboleta nos Negócios

Por Alexandre Chaves Recentemente, uma manchete chamou minha atenção: “Por que a empresa dona do Ozempic está no centro de…

Destaque

Estatuto da Segurança Privada passa a vigorar no Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou com vetos, na segunda-feira (9), a Lei 14.967, de 2024, que institui…