O futuro da segurança: como as câmeras inteligentes estão revolucionando o mercado de CFTV

Com um forte DNA de inovação, câmeras inteligentes simbolizam o potencial do monitoramento e prometem acelerar a evolução da segurança com alta conectividade

Por Leonardo Xavier

Evoluir é um pré-requisito básico para quem cria e desenvolve soluções tecnológicas. E no epicentro de um processo abrangente de transformação digital, que por sinal, tem avançado sobre setores e áreas importantes de nosso país, está a segurança, como um tópico extremamente sensível e relevante. Hoje, não seria nenhum absurdo afirmar que pensar na evolução da segurança é pensar no uso transgressor de novas tecnologias.

Dentro desse contexto, em que observar tendências e testar novidades se mostra uma opção altamente promissora, algumas possibilidades ganham um devido destaque, como é o caso das câmeras inteligentes. Levando o conceito de vigilância tradicional a um outro patamar, o formato traz versatilidade, por funcionar em sistemas conectados à internet, com recursos que aprimoram a comunicação e o controle das imagens captadas.

Não por acaso, se olharmos para o mercado de CFTV (Circuito Fechado de Televisão), como um dos expoentes no cenário brasileiro de segurança, não há dúvidas de que o uso de câmeras inteligentes surge como um diferencial extremamente significativo, bem como uma ótima oportunidade estratégica para prestadores dessa modalidade de monitoramento.

Mais agilidade, dinamismo e integração

Em outros tempos, as câmeras convencionais realmente eram as únicas opções viáveis para que organizações e até mesmo residências mantivessem o mínimo de razoabilidade na segurança. Hoje, esse formato é simplesmente incompatível com o mercado atual e as próprias demandas de nossa sociedade em sua totalidade. Precisamos, definitivamente, de soluções dinâmicas, confiáveis e que ofereçam respostas assertivas aos profissionais responsáveis. Para uma central de CFTV, esses
fatores fazem toda a diferença para a prestação de um serviço de alta qualidade.

Executadas em tempo real e com acessibilidade à distância, as câmeras inteligentes costumam apresentar um salto na resolução das imagens gravadas, o que garante uma melhor concepção para a identificação de indivíduos e outros elementos. Pela tecnologia de ponta, é possível integrá-las com funções de Inteligência Artificial (IA), seja para detectar movimentos específicos ou construir um armazenamento local em nuvem.

Câmeras inteligentes (e flexíveis!)

Tanto para áreas maiores, no âmbito privado, ou para vias públicas, que apresentam características distintas, o trunfo por trás das câmeras inteligentes continua o mesmo, por sua flexibilidade em servir
como uma ferramenta de enorme precisão e eficiência. Se o objetivo é maximizar a segurança, de modo a mitigar riscos e averiguar qualquer anomalia com muito mais abrangência e fidelidade, de fato, essa é a alternativa mais promissora no mercado de CFTV.

Do ponto de vista da conectividade, enquanto um aspecto crucial nos dias de hoje, há um salto inquestionável na comunicação pelo dispositivo. Alarmes podem ser engatilhados e ativados por condições adversas, sob a figura de sons e feixes de luz. A relação com a IA traz outros benefícios, como a aplicação de algoritmos para a análise comportamental. Já por sua portabilidade remota, os ganhos refletem em um método de ação agilizado para as equipes de segurança.

Para concluir o artigo, dentro desse cenário de crescente demanda por soluções inovadoras de segurança eletrônica, as câmeras inteligentes têm se destacado ao elevar a vigilância tradicional a um novo patamar, oferecendo versatilidade e funcionalidades aprimoradas em sistemas conectados à internet. Esses dispositivos, executados em tempo real e com acessibilidade à distância, apresentam uma resolução de imagem aprimorada, facilitando a identificação de indivíduos
e elementos cruciais para a segurança.

Além disso, a integração de funções de Inteligência Artificial (IA) permite a detecção de movimentos específicos e o armazenamento seguro em nuvem. Com essa abordagem flexível e dinâmica, as câmeras inteligentes posicionam-se como uma alternativa promissora no mercado de CFTV, maximizando a segurança e oferecendo soluções eficientes para profissionais responsáveis por serviços de monitoramento de alta qualidade.

Leonardo Xavier é Head de Operações da MDX Telecom, braço de distribuição da Comm. Bacharel em Engenharia Mecânica, possui especialização em Administração Industrial e Negócios, além de ser Mestre em Administração de empresa. Com mais de 20 anos de experiência, atuou em organizações multinacionais líderes em seus respectivos segmentos.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axon Body 4 renova linha de câmeras corporais com mais recursos

Lançamento da Axon oferece gravações de melhor qualidade com perspectivas adicionais, operações simplificadas e introduz suporte de comunicação bidirecional em…

Destaque

Genetec anuncia novas funcionalidades do Security Center SaaS

A solução SaaS oferece às empresas a liberdade de escolher os controladores de porta, câmeras e dispositivos que funcionam melhor…

Destaque

Escolas e creches da rede municipal passam a contar com detectores de metais

O governo municipal busca ampliar o sistema de segurança dos alunos e funcionários das escolas da rede, em Campos dos…