Nuvem, inteligência artificial e privacidade marcam evento anual da Milestone

Por Fernanda Ferreira

Após uma curta interrupção no formato presencial devido a pandemia, o Milestone Partner Summit (MIPS), evento direcionado para parceiros estratégicos e convidados, foi realizado na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos, entre os dias 24 a 26 de outubro. A Revista Segurança Eletrônica foi convidada para acompanhar a conferência representando o Brasil.

Com o tema “Building the New Next”, a Milestone Systems compartilhou através de diversas apresentações suas direções estratégicas e lançamentos que vão ocorrer em 2023.

O primeiro painel de discussão falou sobre como navegar no futuro e levantou questões como os benefícios da inteligência artificial, os impactos da pandemia no mercado, questões de privacidade e principalmente sobre como a sociedade vai lidar com as novas tecnologias que estão surgindo.

“A evolução da tecnologia não vai parar e esses recursos precisam ser utilizados para trabalhar para a comunidade, para melhorar a sociedade e o ambiente. Queremos saber o que está acontecendo antes de acontecer, através do monitoramento. As pessoas precisam ver o uso responsável da tecnologia para trazer segurança e melhor qualidade de vida”, disse Randy Lack, gerente geral global de visão computacional na Dell Technologies.

Na sequência Thomas Jenson, CEO da Milestone, falou sobre os planos de crescimento da empresa, destacando a meta ousada de revolucionar a indústria através de soluções em nuvem, inteligência artificial e o compromisso com o uso da tecnologia de forma responsável, respeitando a privacidade das pessoas e espaços de forma ética, algo que afirma não estar sendo muito discutido hoje no mercado.

“Queremos revolucionar a indústria novamente, como já fizemos ao transformar o segmento de analógico em digital, ajudando nossos clientes a utilizar a tecnologia de vídeo de forma que nunca imaginaram ser possíveis. Queremos crescer o nosso negócio, desenvolver soluções e tornar a sociedade um lugar melhor para se viver por meio da utilização da tecnologia de vídeo. É uma mudança de jogo para os nossos parceiros, clientes e população. Nosso objetivo para os próximos cinco anos é nos tornarmos líderes globais em software de tecnologia de vídeo orientado por dados”, falou Thomas Jenson.

Ao longo do evento, dois grandes lançamentos foram divulgados no MIPS 2022.

O primeiro é o Milestone Kite, uma plataforma em nuvem desenvolvida pela Arcules, uma spin-off da Milestone nascida do departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa. Comercializado como VSaaS (videovigilância como serviço), a solução é fácil de implementar, econômica e escalável, ideal para empresas de pequeno e médio porte e com múltiplas instalações. Por ser uma plataforma versátil, permite atualizações e melhorias contínuas, tudo incluso no pacote oferecido pela companhia.

“O Milestone Kite veio para completar a nossa visão de portfólio de produtos. Nós introduzimos primeiramente o on- -premise, o tradicional XProtect, que cobre a parte de servidores e instalações próprias locais, e avançamos para o AWS, uma solução que chamamos de solução de infraestrutura gerenciada, que são as nuvens das grandes corporações. Para complementar o portfólio, estamos anunciando o Milestone Kite, uma plataforma VSaaS completamente gerenciada pela Milestone, fechando assim o ambiente de ofertas de soluções de videomonitoramento. As três soluções estão totalmente integradas”, disse Andrei Junqueira, Channel Business Manager da Milestone Systems para o Brasil. “O Milestone Kite é direcionado para farmácias, postos de gasolina, prédios residenciais, instalações que não precisam ter servidor local e infraestrutura”, completou Andrei.

O Milestone Kite chega aos Estados Unidos e Canadá em janeiro de 2023 e no Brasil em algum momento de 2023, mas sem uma data específica.

O segundo lançamento, muito mencionado nas palestras e painéis de discussão, foi o termo em inglês “beyond security”, que significa “além da segurança”. A ideia é buscar novas formas de utilizar a tecnologia de vídeo para ir além da segurança e da proteção, potencializando seus recursos e grande quantidade de dados coletados para agregar valor, principalmente para os setores de saúde e hoteleiro.

“Vamos continuar focados em segurança, mas também queremos investir mais e ir além, trazendo valor para os nossos consumidores e uma melhor experiência do cliente”, explicou Thomas.

Também com lançamento previsto para 2023, a tecnologia de vídeo orientada por dados será o centro de uma nova oferta para o setor de saúde. Chamada de XProtect Hospital Assist, a nova solução vai garantir a segurança de funcionários e pacientes com necessidade de observação 24/7 ou situacional, oferecendo uma solução dedicada de monitoramento remoto, além de proteger os ativos e as propriedades.

O XProtect Hospital Assist possibilita aumentar a eficiência da equipe, otimizar os recursos hospitalares, melhorar o atendimento, o resultado e a experiência do paciente e expandir a consciência situacional, possibilitando ao time de enfermagem, por exemplo, reagir rapidamente a incidentes.

“O foco dessa solução tem duas necessidades primárias: a primeira é a privacidade do paciente e a segunda é o monitoramento remoto, que iniciou com o Covid-19, momento em que o vídeo começou a ser mais usado e passou a ser um aliado inclusivo na área da saúde. Com essas duas preocupações, começamos a pensar em como auxiliar nas operações e torná-las mais eficientes. Um dos recursos do XProtect Hospital Assist, é a possibilidade de, com apenas um clique, embaçar a tela quando um paciente está passando por algum procedimento, protegendo a privacidade daquela pessoa. Recursos como esse podem ser determinantes para o paciente escolher um determinado hospital”, explicou Andrei Junqueira.

O tema “tecnologia responsável” também foi constantemente discutido ao longo do evento. O CEO da Milestone reforçou o compromisso da empresa com o tema nos próximos meses, com mais iniciativas focadas em como a companhia desenvolve suas tecnologias, como as soluções são vendidas e como espera que os clientes usem o software, respeitando os direitos de privacidade individual e de dados.

Além de palestras e debates, o MIPS 2022 ofereceu uma área de experiência aos participantes com demonstrações de algumas soluções inovadoras apresentadas pelos parceiros da Milestone, como Bosch, Hanwha Techwin, Lenel e Halo.

Notícias Relacionadas

Artigos

Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio – Proteção Perimetral

Por Hervem Bozello É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do…

Destaque

 Genetec mostra como simplificar gestão de identidade, compliance e crachás nos aeroportos

Soluções unificadas com sistemas de controle de acesso modernos, com informações criptografadas e digitalmente assinadas, tornam a gestão de acesso…

Artigos

Insegurança custa caro para os brasileiros

Por Marco Antônio Barbosa Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo…