Novo módulo da Axis permite que câmeras de segurança capturem áudio

Câmeras de segurança que apenas capturam imagens podem agora transmitir o som do ambiente em tempo real e gravar os diálogos para fins de investigação. A Axis Communications lançou o módulo AXIS T61, que agrega áudio a câmeras desprovidas dessa funcionalidade.

A captura de áudio é uma necessidade crescente em diversas aplicações. Numa rodovia, a câmera instalada em cabines de praças de pedágio pode registrar agressões verbais e respaldar a concessionária em processos judiciais. No setor de Varejo, os gerentes podem acompanhar à distância o atendimento de seus funcionários e ajustar o discurso de vendas. Nas ruas da cidade, uma câmera com captura de áudio pode ser integrada a um software de análise de som ambiente para detectar tiroteios, gritos e vidros quebrados, direcionando a câmera PTZ de forma automática.

Outras possíveis demandas incluem a captura de diálogos entre funcionários e clientes em casas de câmbio e o registro de interações em áreas de circulação em hospitais, clínicas e instituições psiquiátricas.

Além de agregar áudio, o novo módulo acrescenta portas I/O para acionar a câmera via contato seco. Na prática, isso permite conectar sensores externos a portas de entrada para gerar alarmes ou ações – por exemplo, acionando a câmera de uma sala somente quando a porta da sala for aberta, ou gerando um alarme caso a conexão seja cortada. Também é possível conectar dispositivos externos, como relês, às portas de saída para ativar luzes, travar ou destravar portas, etc.

Com o lançamento, torna-se desnecessário adquirir câmeras novas apenas pela necessidade de agregar áudio ou conectividade I/O, o que preserva o investimento realizado em câmeras desprovidas dessas funcionalidades. Dessa forma, até mesmo câmeras de custo mais acessível da Axis podem contar agora com essas funcionalidades.

 “O novo módulo AXIS T61 gera uma economia para clientes que pretendiam atualizar suas câmeras Axis para agregarem a funcionalidade de áudio ou conectividade I/O”, comenta Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis. “Para os projetos novos, o cliente pode comprar câmeras de custo mais acessível, sem áudio nem I/O, e acrescentar isso nos anos seguintes caso surja a necessidade, sem pagar a mais por hardware desnecessário ou licenças de software, e gerando no final um único fluxo de áudio e vídeo”.

Notícias Relacionadas

Artigos

Segurança perimetral: integração de áudio e vídeo garante mais eficiência

Por Jader Mantellato, Gerente de Desenvolvimento de Negócios Verticais da Hikvision   Garantir a segurança do perímetro é de suma…

Destaque

Supermercados Correia reduzem perdas e custos de tesouraria com cofre inteligente

Com o cofre inteligente da Sesami não há erros de contagem e a empresa reduziu seus gastos com transporte dos…

Destaque

Bycon apresenta gerador de neblina compacto e acessível

Com o crescente número de roubos e saques a estabelecimentos comerciais, a necessidade de medidas de segurança eficientes é mais…