Nova York instalará 1.500 barreiras de segurança para evitar atentados com veículos

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou que investirá US$ 50 milhões em infraestrutura de segurança, incluindo 1.500 bollards (barreiras de proteção) em locais estratégicos como Times Square e outros locais em torno da cidade, em um esforço para proteger os pedestres de possíveis atentados com veículos.

A medida acontece após dois ataques sofridos em 2017, o primeiro em maio, quando um homem que dirigia sob efeitos de drogas avançou seu carro contra uma multidão, matando um turista de 18 anos e ferindo outras 20 pessoas, e o atentado ocorrido no dia 31 de outubro, em que um simpatizante do Estado Islâmico (EI) atropelou e matou oito pessoas com sua caminhonete em Manhattan. O episódio foi considerado o pior ataque em Nova York desde o atentando ocorrido no dia 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas.

Caminhonete usada para atropelar pedestres no Halloween de 2017, em Manhattan

“Em 2017, os nova-iorquinos testemunharam a horrível capacidade das pessoas dispostas a nos prejudicar, seja nos nossos metrôs, nas nossas ciclovias ou na Times Square”, disse Blasio. “Sabemos que temos que fazer ainda mais para manter as pessoas seguras e é por isso que realizamos um estudo sobre a melhor forma de proteger nossas ruas e espaços públicos, e formulamos um plano de ação”.

Os blocos de concreto temporários construídos nos últimos meses para proteger imediatamente os pedestres, serão substituídos pelas novas barreiras permanentes que começarão a ser implantadas em março deste ano.

“Esses bollards garantirão que os veículos nunca possam entrar em lugares onde os pedestres estão”, explicou o prefeito.

O Comissário de Polícia, James O’Neill, disse que os postes de segurança permitirão proteger melhor os locais históricos e o trânsito. “Os equipamentos também ajudarão a manter a ordem em relação a todo o tráfego de veículos, bicicletas ou pedestres que define a nossa grande cidade”, disse O’Neill. “Precisamos manter a maior parte de nossos espaços o mais acolhedor possível”.

Notícias Relacionadas

Cases

Grupo Unidasul adota solução óptica Furukawa em centro de distribuição e em novas unidades no Rio Grande do Sul

Com a expansão de sua rede de supermercados Rissul e de atacarejos Macromix pelo estado do Rio Grande do Sul,…

Destaque

Datacenters precisam de vigilância RSA para garantir segurança

Esta ferramenta do Genetec Security Center combinado ao uso dos sensores existentes ajuda a lidar proativamente com ameaças antes que…

Destaque

Como a tecnologia pode aprimorar a segurança em cidades inteligentes?

Apesar de o conceito de cidade inteligente ser relativamente recente, ele já se consolidou como assunto fundamental na discussão da…