Nova tecnologia vai dar mais segurança no monitoramento de barragens

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) financiou e apoiou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que vai ajudar a evitar tragédias com acidentes em barragens. Trata-se de um sistema inteligente de monitoramento que automatiza o gerenciamento da operação e manutenção, o que torna o processo mais confiável, facilitando a tomada de decisões. O projeto é uma parceria da empresa Dona Francisca Energética com a Unidade EMBRAPII -Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados.

O sistema, totalmente digital, está instalado na barragem da usina Hidrelétrica de Dona Francisca, no Rio Grande do Sul, e monitora 24 horas por dia as condições de segurança da área alagada da usina. Para que isso fosse possível, sensores foram instalados na barragem e imagens feitas por drones mostram em tempo real como a estrutura se comporta de acordo com mudanças em fatores hidrológicos e climáticos.

O sistema inteligente também acompanha mudanças em condições externas como clima, nível do lago, temperatura e umidade do solo, o que contribui para adoção de medidas preventivas com o objetivo de evitar acidentes e aumentar a segurança das pessoas que vivem nas margens do do Rio Jacuí.

Notícias Relacionadas

Revista

Revista Segurança Eletrônica: Junho de 2024

Para visualizar e baixar a Revista Segurança Eletrônica, edição de junho de 2024, basta clicar no link abaixo: https://drive.google.com/file/d/155489C1fe_MAq1iSo85iiUiAb2MLR56v

Cases

Soluções de monitoramento e comunicação reduzem ocorrências e ampliam eficiência do Grupo Koch Supermercados

Câmeras, sistema de CFTV e serviço Fiscal Remoto atendem as 66 lojas da rede; empresa registrou queda na perda de…

Destaque

Vigilância total: a SegurPro investe em segurança híbrida para proteger clientes

Modelo desenvolvido pela empresa consiste em combinar expertise humana, dados e centros de controle inteligentes para prevenir riscos e aumentar…