Nosso mercado: quantas empresas de segurança existem no Brasil e na sua região
Na nossa conversa anterior abordamos algumas situações que muitas vezes passam “batidas” na área comercial. Falei sobre a importância em registrar e acompanhar as negociações em andamento na empresa e como isso interfere nos resultados. Nesta edição, quero lançar uma provocação aos gerentes, supervisores, diretores e proprietários das empresas de segurança eletrônica quando abordamos o tema GESTÃO.
Você está preparado para o crescimento do mercado, para eventuais sazonalidades? Quando algum obstáculo aparece, qual é sua primeira ação? Cortar pessoal, cancelar serviços essenciais e consequentemente reduzir a qualidade do serviço que sua empresa presta? Então, é sobre isso que quero falar!
Atualmente existem no Brasil mais de 19 mil CNPJs que possuem em sua CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), seja ela principal ou secundária, a descrição: “Atividades de monitoramento de sistemas segurança eletrônico – CNAE 8020-0/01”. Avaliando a evolução em um ano – de abril de 2016 a abril de 2017, houve um crescimento de 8,32% no número de novas empresas com esse perfil. Esse é o cenário nacional. E o regional, você sabe como está? Apresento aqui dados atualizados de cada região do nosso país.
NORTE
Formado pelos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Tocantins, concentra uma população de aproximadamente 17 milhões de habitantes e contabilizou crescimento de 7,63% no segmento de segurança eletrônica. Passou de 1.062 empresas até abril de 2016 para 1.143 até abril deste ano – ou seja, 14.858 habitantes por empresa.
NORDESTE
A região que concentra mais de 55 milhões de habitantes distribuídos em nove estados foi a que teve o menor percentual de crescimento na área de segurança eletrônica: 7,01% em um ano. Passou de 3.083 para 3.299, chegando à média de 16.912 habitantes por empresa do setor.
CENTRO-OESTE
A região menos populosa do país, pouco mais de 14 milhões, é responsável por uma das melhores médias de crescimento no mercado de segurança eletrônica. De abril de 2016 a abril de 2017 o Centro-Oeste contabilizou crescimento de 8,52%, passando de 1.526 para 1.656 empresas no segmento. A média chega a 9.053 habitantes por empresa.
SUDESTE
Já a área mais populosa do país, com cerca de 85 milhões de habitantes, também manteve crescimento acima da média no último ano. De 8.044 para 8.738 empresas, cerca de 8,63% a mais em um período de 12 meses. Se dividido com o número de habitantes, a média chega à casa de 9.666 habitantes por empresa.
SUL
Formado pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, essa foi a região com o melhor desempenho no setor. Crescimento de 8,83% em um ano, passando de 4.030 empresas em 2016 para 4.386 em 2017. O nível de competitividade nesta região também é maior. Cada empresa disputa o monitoramento de 6.565 habitantes – o menor número em comparação com as outras regiões do país.
Estados como o Paraná e Tocantins ultrapassaram os 10% de crescimento. Já Goiás, Distrito Federal e Amazonas cresceram na casa dos 9%. Outro destaque que vale uma análise são os estados do Norte como o Amapá, que passou os 12 meses com a mesma quantidade de empresas, e o Acre, que reduziu em 6% a quantidade de empresas.
Estas informações são de extrema importância para melhorar sua gestão. Se em sua região o segmento cresceu 7,01% ou 8,83%, você terá cada vez mais concorrentes que estão chegando preparados para abocanhar o mercado que sua empresa conquistou ao longo dos anos.
E você não pode ficar parado, agindo de forma remediativa, reduzindo investimentos, mantendo gastos desnecessários com deslocamentos para atendimento de disparos falsos ocasionados por falha de equipamento, instalando produtos sem cobrar dos seus clientes, bonificando equipamentos e serviços, monitorando clientes inadimplentes.
É hora de arregaçar as mangas e partir para a melhoria da gestão da sua empresa, e eu estou disposto a compartilhar com você propostas que irão transformar a sua gestão.
Ah, ficou curioso em saber mais a respeito dos dados que apresentei acima? Fique à vontade para entrar em contato comigo por e-mail. Vamos conversar muito sobre o nosso segmento.
Grande abraço, um ótimo mês a todos, sucesso em suas vendas e na gestão de sua empresa!
Notícias Relacionadas
Como as câmeras corporais estão beneficiando a segurança pública no Brasil?
Por Hilton Carvalho, gerente de pré-vendas da Hikvision A adoção de câmeras corporais por parte da polícia é um passo…
De privacidade a soluções unificadas: conheça cinco tendências em segurança patrimonial
Por Glaucio Henrique Silva, Diretor de Vendas da Genetec no Brasil Podemos dizer que o setor de segurança patrimonial está…
Uso de câmeras corporais pela Polícia Militar avança no Brasil
Equipamentos são usados em mais de 40 países e passaram a fazer parte da rotina das forças de segurança brasileiras…