Multinacional francesa renova todo o sistema de segurança dos centros de produção e distribuição da companhia

A multinacional francesa, líder no mercado de cosméticos, com presença em 130 países e com diversas instalação no México, precisava implementar um centro de controle para monitorar remotamente as centenas de câmeras instaladas em cada um dos diferentes locais que a empresa tem no México: duas plantas de produção em San Luis Potosi e Xochimilco (Distrito Federal), um centro distribuição em Izcalli Cuautitlan e sede corporativa localizada no Edifício Felix Cuevas na Cidade do México.

A empresa tem um sistema de vigilância de vídeo analógico com proteção de suas instalações localmente, mas a necessidade de gerenciar remotamente e centralizar a segurança fez com que eles buscassem soluções alternativas, tecnologicamente mais avançadas. O novo sistema de segurança deveria interagir com os sistemas de segurança e infraestrutura já existente, como forma de aproveitar o investimento já feito.

A SCATI, fabricante de soluções de vídeo IP, assumiu o desafio e realizou o projeto, que começou em 2016 com o processo de renovação dos sistemas e o início da instalação de centenas de câmeras IP em cada uma das plantas produção, logística e escritórios corporativos.

Para a área externa, foram instalados mais de 50 câmeras IP mini dome SCATI EYE que possui um house anti-vandálico e IP66. As câmeras são de 1,3 megapixel de resolução com infravermelho com alcançe de 30 metros para garantir ótima qualidade de imagem tanto de dia quanto de noite.

No interior, foram instaladas mais de 20 câmeras SCATI EYE Intelligent que incorporam filtros de análise de vídeo, incluindo intrusão, objeto abandonado, zona perimetral, etc. A cobertura por câmeras se completa com mais de 15 câmeras panorâmicas, e mais de 20 PTZ, e vários modelos de câmeras box e mini domes que atendem diferentes necessidades de visualização.

Para garantir a gravação de imagens foi escolhido a linha SCATI PRO, contando com 10 gravadores. A linha PRO é capaz de gerenciar até 32 câmeras IP megapixel. Os modelos são o J e X600 da SCATI projetados para atender às necessidades de instalações de tamanho médio e que são distribuídas geograficamente.

Os gravadores J são puramente IP e oferecem um armazenamento de até 24 TB; Os SCATI VISION X600 é composto por gravadores híbridos capazes de gerenciar tanto câmeras IP quanto analógicas graças à um módulo de entrada e saída incorporado. Desta forma a linha de gravadores SCATI VISION X600 possibilita o funcionamento sincronizado e sem falhas da tecnologia IP e analógica, facilitando a total migração para o IP de forma gradual e sem complicações.

A gestão integrada das centenas de câmeras, gravadores de vídeo e outros sistemas de terceiros (alarmes, o incêndio, acesso, etc.) foi possível através da incorporação de ferramentas avançadas de vídeo como SCATI WATCHER, WALL e HUB.

A empresa de cosméticos possui três centros de controle. Dois deles estão localizados em cada uma das plantas de produção de Xochimilco e San Luis Potosi e através deste centro pode-se acessar as câmeras remotamente, através de permissões de acesso e políticas de segurança de usuários.

Paralelamente, a empresa conta com uma central de monitoramento em seu centro de distribuição situado na Cuautitlan Izcalli para gerenciar remotamente todos sistemas de CCTV.

Por meio do SCATI WATCHER os operadores são capazes de gerir remotamente os gravadores SCATI VISION. A aplicação permite a configuração de equipamentos, criação grupos de câmeras e gravadores e até mesmo gerenciar grupos de usuários para simplificar o gerenciamento. Dependendo das permissões, os usuários são capazes de realizar pesquisas de imagem em tempo real e/ou vídeo gravado e gerenciar imagens associadas com os alarmes gerados pelos diversos sistemas de segurança de terceiros (Incêndio, acesso, etc.).

Também foi instalado o SCATI HUB, a ferramenta da SCATI capaz de integrar todos os sistemas de segurança (Intrusão, incêndio, etc.). Através dessa solução, os operadores podem gerenciar os alarmes gerados através de uma única plataforma, tornando a operação mais simples e eficaz.

“O projeto de segurança integrada tinha vários desafios, principalmente a necessidade de gerenciar remotamente as centenas de câmeras instaladas em unidades distintas geograficamente e por outro lado, como prioridade, aproveitar o investimento já feito pelo cliente. Graças a nossa experiência em grandes projetos de segurança que necessitam controlar unidades distintas geograficamente, conseguimos entregar uma solução que lhes permite gerenciar todos os sistemas e subsistemas de forma integrada, inteligente e centralizada. Como resultado, agora contam com uma solução mais eficiente e que permite garantir ao máximo o retorno sobre o investimento realizado com o sistema de CFTV”, disse Alfonso Mata, VP Sales, SCATI.

Notícias Relacionadas

Artigos

Radares: evolução e aplicação na segurança patrimonial

Por Engº Kleber Reis Eles são destaque nas feiras de segurança no Brasil e no mundo, e não é por…

Destaque

Como funciona a lei em relação à exposição de imagens em câmeras de segurança?

Francisco Gomes Júnior, advogado especialista em direito digital, explica que imagem é um dado pessoal e que não é permitido…

Destaque

Acaba de chegar ao Brasil drone capaz de voar 24 horas por dia

Desembarcou essa semana em São Paulo, diretamente de Israel, o drone cabeado com a capacidade de voar 24 horas por…