Muito além do megapixel: respondendo a uma maior definição

Por José Guilherme Machado

Para integradores de sistemas, apenas vender megapixels (MP) não é o suficiente. É claro que os números são importantes, mas os usuários finais querem saber a proposta de valor e como a câmera ajudará a solucionar problemas de segurança, proteção ou outros desafios nos locais protegidos. Os usuários querem poder identificar áreas específicas com tecnologia que funcione para resolver problemas ou lidar com configurações propensas a riscos. Na maioria das vezes eles procuram uma solução que possa ser tratada como uma despesa operacional (OpEx) em vez de uma grande despesa de capital (CapEx), que pode levar meses ou anos para entrar no orçamento.

A boa notícia é que, com resoluções mais altas, a qualidade de imagem e a clareza proporcionadas por câmeras megapixel, há uma infinidade de outros benefícios e recursos que se traduzem em menor custo total de propriedade, maior inteligência de negócios e outros serviços valiosos que integradores de sistemas podem oferecer aos clientes desses dispositivos de vigilância.

Evolução em ação

A pesquisa e o desenvolvimento de câmeras de megapixels e HD contribuíram para resoluções mais altas, imagens superiores e a capacidade de aplicar os mais recentes codecs de compressão para um uso mais eficiente da largura de banda na transmissão e no armazenamento, bem como na computação em nuvem. Não há dúvidas de que uma definição mais alta é excelente, mas o que ela oferece em novas implementações é o que realmente importa para os integradores de segurança e usuários – e não faltam recursos interessantes e tendências para que os instaladores usem e relacionem com as aplicações do cliente.

Para integradores de sistemas, seja uma unidade de 2 a 5 MP, como as implementadas com mais frequência hoje, ou a mais recente câmera 4K, é mais do que simplesmente selecionar o número apropriado de pixels e examinar a proporção da qualidade e clareza da imagem. Trata-se da criação de um ecossistema abrangente voltado para o desafio específico e para o mercado vertical — uma solução unificada, integrada e automatizada com cibersegurança incorporada desde o desenvolvimento que faz uso das vantagens inerentes da nuvem.

Mas antes um esclarecimento: resolução e qualidade de imagem são duas coisas muito diferentes. Um produto de alta resolução terminará gerando uma imagem ruim, caso a solução de ponta a ponta não tenha a compressão, o cabeamento, os monitores, os servidores, a transmissão, as placas gráficas de PC certos, entre outros. Você pode ter uma câmera de 12MP, mas a qualidade da imagem na outra extremidade pode se traduzir em um 1MP quase inútil se você não tiver planejado adequadamente todo o ecossistema, do princípio ao fim.

O benefício da tecnologia de resolução aprimorada teve um impacto amplo e significativo no canal de integração de sistemas e, embora o material gráfico de alta qualidade tenham se tornado a norma, os integradores de sistemas querem saber quais recursos de valor agregado eles podem fornecer para diferenciar suas ofertas e trazer ainda mais percepção e valor real para o usuário final, tornando-o um cliente mais feliz e talvez mais fiel.

É difícil acreditar que já se passaram quase 25 anos desde que a primeira câmera de rede IP foi inventada. Agora, de acordo com a empresa de análise IHS Markit, o mercado de câmeras de rede ultrapassou o analógico, sendo que dois terços de todas as câmeras vendidas mundialmente em 2018 foram câmeras de rede. Desde a criação da câmera de rede, houve uma busca constante por mais megapixels e, com ela, vários recursos surgiram, como funcionalidade para ambientes com pouca luz, tecnologia WDR inteligente, câmera integrada ou análises na borda e novos recursos de compressão e redução de largura de banda.

Benefício e impacto da tecnologia

A tecnologia de megapixel oferece maior resolução para visualizar mais detalhes, cobre uma área abrangente e ajuda a definir mais completamente os objetos. Esses avanços podem ser implementados de forma eficiente com imagens em tempo real, em que uma câmera de alta resolução pode cobrir a mesma área visual de duas ou três câmeras de resolução inferior. Para câmeras em aplicações como estádios esportivos ou ginásios, a vigilância pode identificar indivíduos a distâncias maiores com nitidez excepcional. Resoluções mais altas também se revelam na reprodução, já que há mais pixels na imagem para aproveitar. Por exemplo, quando ocorre um incidente, as operações de monitoramento podem ampliar a imagem para obter mais detalhes; quanto maior a resolução, maior é o detalhe possível de se obter com o zoom digital.

As instalações que buscam uma combinação de alta resolução e alto desempenho a um preço competitivo estão migrando para as câmeras 4K, que também tiveram uma queda no preço como outras unidades no mercado. O aumento da quantidade de pixels por área com câmeras de resolução 4K melhora substancialmente os detalhes da imagem em áreas como docas, centros de transporte e de distribuição e terminais de aeroportos. Com o poder de processamento adicional, uma parte importante da equação, os iluminadores IR integrados produzem imagens nítidas a uma distância efetiva em uma variedade de condições de iluminação abaixo da média.

Novas eficiências significam valor agregado

As mais recentes câmeras megapixel agora apresentam a mais avançada tecnologia de inteligência de vídeo que maximiza recursos e melhora o desempenho geral — exatamente o que o cliente quer. O desempenho em ambientes com pouca luz melhorou significativamente, já que as câmeras agora têm uma capacidade de processamento muito maior. Análises de câmera integradas ou na borda distribuem a carga de computação entre a câmera e o sistema de gerenciamento de vídeo enquanto acionam eventos que poderão ser usados em investigações forenses ou dados de negócios e insights. A detecção de pouca luz é ativada pela iluminação IR, trabalhando em conjunto com recursos como tecnologia WDR inteligente e dia/noite real que fornecem qualidade de vídeo excepcional nas condições mais desafiadoras. Considere uma aplicação comum em uma área de recepcionista ou loja, onde os níveis de luz variam drasticamente e muitas vezes podem prejudicar a captura de imagem clara e nítida. As câmeras agora podem reconhecer e se ajustar a imagens internas e externas, oferecendo recursos de correção de cores e balanço de branco, com algumas unidades que capturam vídeo colorido de alta qualidade bem abaixo de 0,1 lux.

Além de implementar sensores de imagens progressivas CMOS e alta sensibilidade com redução de ruído, a câmeras megapixel podem controlar o limite e a força de um filtro passa- baixo para manter os detalhes e filtrar o ruído. Como resultado, as câmeras podem capturar cenas escuras, mantendo detalhes suficientes para identificar características essenciais de objetos e pessoas.

A diferença entre os extremos de iluminação de uma cena é chamada de alcance dinâmico. Wide Dynamic Range (WDR) é um recurso de câmera que equilibra condições desafiadoras de iluminação e melhora as imagens de videovigilância em situações de variação de luminosidade em primeiro plano ou em plano de fundo. Quando a tecnologia WDR está desligada, a imagem em primeiro plano fica escura e tem elementos escondidos por sombras, devido à iluminação brilhante do fundo. Quando a tecnologia WDR está ligada, a variação de luminosidade é minimizada, tornando a imagem resultante adequada para visualização e gravação de vigilância.

As câmeras com a tecnologia WDR têm um software e um hardware especial que permite equilibrar a iluminação dos objetos em primeiro plano e de fundo, produzindo imagens nítidas. Por isso, elas são ideais para filmar em áreas como a entrada de uma loja, por exemplo, onde o contraste entre o sol que vem de fora e a iluminação mais escura dentro do ambiente pode dificultar a captura e a gravação. De uma doca com o sol em contraluz ao lobby de um hotel com grandes janelas de vidro, as câmeras podem registrar imagens para quaisquer situações de videovigilância.

Redução real da largura de banda

Os integradores dos sistemas agora têm tecnologia disponível que realmente reduz os requisitos de largura de banda de rede e armazenamento de vídeo. Mecanismos inteligentes de controle de taxa de bits ajustam as configurações de compressão durante a transmissão em tempo real, minimizando a largura de banda da rede e os requisitos de armazenamento para fluxos de vídeo H.264 e H.265. Essa tecnologia integrada monitora e otimiza continuamente os parâmetros de transmissão do sistema de acordo com o nível de atividade no campo de visão da câmera, reduzindo o armazenamento de vídeo adicional necessário para a transmissão com resolução 4K, por exemplo. Os usuários são beneficiados com uma economia de custos real ao reduzir a carga na rede e, ao mesmo tempo, diminuir o volume de armazenamento necessário.

Os clientes com câmeras apontadas para cenas com períodos sem movimentação ou áreas da imagem que permanecem estáticas aproveitarão os maiores benefícios desta tecnologia. Por exemplo, um estacionamento ou a entrada de um edifício podem ter baixa atividade de movimento por períodos longos. Essas condições permitem que os usuários reduzam drasticamente a quantidade de largura de banda e armazenamento necessários e, ao mesmo tempo, permitem que o cliente grave e/ou visualize em tempo real um fluxo de vídeo de alta qualidade.

Maior velocidade nas bordas

Com maior poder de processamento, a análise de câmeras e outros recursos inteligentes estão chegando às bordas. Eles podem processar análises complexas, incluindo detecção de movimento, invasões de perímetro, permanência suspeita, classificação de áudio e outras atividades. A nova tecnologia que permite o “trickle storage” chegou aos vídeos de bordas para garantir a gravação. Com esse recurso, as câmeras detectam interrupções de curto prazo na rede automaticamente e iniciam a gravação de vídeo em seu cartão de memória SD integrado, seguida por uma transferência perfeita de vídeo da gravação para o disco rígido ou sistema de gerenciamento de vídeo assim que a conexão de rede é restabelecida.

Os integradores de sistemas ficarão felizes em saber que a eficiência da instalação também foi apontada pelos fabricantes de câmeras. As câmeras podem incluir predefinições que são usadas com mais frequência em determinados aplicativos, para que os técnicos possam selecionar um padrão que funcione perfeitamente com sua especificação ou mercado vertical. Os fabricantes também têm trabalhado em total integração, oferecendo maneiras fáceis de instalar e conectar câmeras, economizando tempo valioso em campo e custos com mão de obra.

Com tantas opções de câmera, como atrair o consumidor final e garantir que os requisitos dele sejam satisfeitos? Usando os recursos novos e emergentes das câmeras megapixel de alta resolução e alta definição para fazer a diferença. Os números são ótimos, mas pense primeiro nos objetivos e desafios do cliente. Depois, escolha a câmera megapixel mais adequada às especificações dele. Torne-se um solucionador de problemas. Isso não será difícil com o amplo conjunto de modernos recursos e funcionalidades, agora disponíveis em câmeras megapixel no mercado de segurança.

José Guilherme Machado
Diretor Regional de Vendas Brasil da Tyco Security Solutions. É Bacharel em Ciência da Computação e MBA em Gestão Empresarial pela ESPM. José está no mercado de vendas, na indústria de segurança, há 20 anos, sendo 16 com a Tyco.

Notícias Relacionadas

Artigos

Classificadores de veículos contribuem para o monitoramento das rodovias e planejamento viário

Alexandre Krzyzanovski A classificação dos veículos que trafegam por uma via em diferentes categorias é essencial para os sistemas inteligentes…

Segurança Eletrônica

Sensor de presença, controle remoto e medidor de energia são as novidades na linha IoT da Khomp

A linha de Endpoints IoT Khomp acabou de ganhar oficialmente mais três integrantes: Sensor de Presença, Controle Remoto com 4…

Segurança Eletrônica

SC EXPO DEFENSE: Intelbras marca presença na feira e apresenta soluções inovadoras de segurança

A Intelbras apresenta na SC EXPO DEFENSE soluções inteligentes para cenários diversos das forças armadas e polícia civil e militar…