Motorola Solutions vai equipar Segurança Pública com 4G

Companhia americana mira em Serviço e tecnologia LTE/4G para segurança pública como principal estratégia para 2018 no Brasil

Por Fernanda Ferreira

Em 2018 a Motorola Solutions comemora 90 anos com boas expectativas. Conhecida por desenvolver soluções para comunicação crítica, principalmente para o Governo – como os rádios comunicadores utilizados pelas polícias –, neste ano, a companhia americana terá como foco a área de Serviços e tecnologia LTE (4G dedicado a Segurança Pública). Os novos produtos e suas possíveis aplicações foram demonstradas em um evento direcionado para a imprensa, no dia 30 de janeiro, na sede da empresa em São Paulo.

Segundo Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil, 40% do faturamento global da companhia está em Serviços – área que mais cresce no Brasil – e engloba suporte, manutenção das redes implementadas, gerenciamento, fornecimento de rádios comunicadores, tudo sem nenhum investimento por parte do cliente.

“Nós cuidados, por exemplo, de toda a rede de comunicação crítica da Petrobras, como serviço. Há pessoas residentes dentro da empresa dando manutenção e garantindo que o sistema está com 100% de disponibilidade. É um posicionamento global da companhia investir e crescer nessa área. A participação no Brasil é maior, talvez pelo momento de menor capacidade de investimento em infraestrutura. Estamos oferecendo nossas soluções dessa forma e temos ganhado bastante espaço”, falou Borgonovo.


Na foto (da esquerda para direita), Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil, Fabiana Cunha, gerente de Marketing e Edson Trentini, diretor de Engenharia.

Outro foco da companhia é desenvolver tecnologias para Smart Cities. Com a liberação da faixa de 700Mhz para o uso de LTE, a Motorola Solutions já disponibilizou no Brasil suas tecnologias mais recentes, que permitem abrir uma “bolha” Segurança pública equipada com 4G Companhia americana mira em serviço e tecnologia LTE/4G para segurança pública como principal estratégia para 2018 no Brasil Motorola Solutions de comunicação 4G dedicada em qualquer lugar, ideais para segurança pública, defesa e infraestruturas críticas.

O portfólio de LTE tem soluções móveis, como o LNX500, que cobre uma área de até 2 km, podendo ser carregado em uma mochila ou instalado em um veículo, e o LNX6000, com uma cobertura de até 8km (dependendo do terreno e das edificações ao redor); e as soluções fixas, disponíveis nos modelos LNX7000 e LNX8000, para áreas de cobertura de 8km.

Também faz parte dos planos, seguir com tecnologias de Inteligência Móvel como o dispositivo de mão LEX L10 e a câmera Si500, verdadeira caixa preta que registra ações policiais.

“Hoje os policiais nas ruas estão se comunicando por voz, através dos nossos rádios. Com essa solução eles vão passar a ter dados em banda larga. Isso trará uma infinidade de novos serviços que hoje não são utilizados, como transmissão de vídeo em tempo real, mapas, aplicações. Eles terão todas as facilidades que um smartphone proporciona, mas voltado para o mercado de segurança”, explicou o presidente.

Em outra frente estão os softwares da empresa, como a plataforma CommandCentral, que une Analytics, Big Data e Inteligência Artificial no combate ao crime, previsão de catástrofes e investigações e análises pós incidente. “Estas soluções serão uma verdadeira revolução nos centros de comando e controle e ajudarão empresas privadas a melhorarem sua segurança e aperfeiçoarem suas linhas de produção”, disse Borgonovo.

O uso dessas tecnologias pela Segurança Pública ainda está em fase de testes, mas segundo o executivo serão realidade em breve no Brasil.

O recurso “Mapa” do dispositivo LEX L10 pode ajudar um policial em campo a mostrar a sua localização exata ou a posição de um alvo para a equipe externa ou vice-versa.

Notícias Relacionadas

Destaque

7 vantagens em utilizar RADARES em um projeto de Segurança Perimetral

Ao elaborar um projeto de segurança de uma instalação, a área perimetral é o local que deve receber a principal…

Destaque

Condomínios recorrem a portaria remota para combater a violência

O Brasil está cada vez mais vertical. Nos últimos 35 anos o número de apartamentos no país cresceu 321%, totalizando…

Destaque

Hikvision passa utilizar inteligência artificial e machine learning para aprimorar o autoatendimento de seus clientes

Além do autoatendimento, os clientes também vão contar com suporte de uma equipe especializada em parceria com a Parkseg Academy…