Monitoramento inteligente ajuda a reduzir custos e aumentar a produtividade de usinas de geração de energia limpa

Investimentos em tecnologias usadas em áreas militares e desenvolvimento de um Centro de Comando e Controle em grandes usinas podem resultar em alta performance nas operações

A Avantia vem investindo fortemente no desenvolvimento de monitoramento inteligente para usinas de geração de energia limpa, apresentando ao mercado soluções integradas, que trazem melhorias e eficiência nas operações, e Centros de Comando e Controle, que contam com softwares de última geração, capazes não só de receber todas as informações coletadas das operações realizadas, como também gerar relatórios, análises de processos e indicadores de desempenho em tempo real, além de fiscalizar possíveis invasões e incidentes nos estabelecimentos industriais.

Em uma usina limpa ou planta autônoma, um sistema autossuficiente pode monitorar seu próprio desempenho, o que traz diversos benefícios, como: melhor segurança e eficiência, custos e impacto ambiental reduzidos e menores intervenções humanas. Segundo Alexandre Chaves, Diretor de Novos Negócios e Estratégias da Avantia, o objetivo das soluções é tomar as decisões no tempo mais rápido possível, trazendo resultados mais efetivos, agilidade e redução de custos às operações mais importantes das usinas.

“As usinas de energia limpa que ficam em áreas rurais, por exemplo, enfrentam desafios únicos em relação à segurança e eficiência de suas operações. As condições climáticas extremas e as dificuldades de acesso podem tornar o monitoramento e a prevenção de acidentes uma tarefa difícil. No entanto, a tecnologia da Avantia pode ajudar a superar estes desafios e mitigar os prejuízos, enviando alertas em tempo real”, afirma o executivo. 

A Avantia oferece uma ampla gama de soluções de segurança eletrônica, incluindo o videomonitoramento inteligente, que é uma tecnologia fundamental. Com a utilização de câmeras de segurança e câmeras térmicas, é possível monitorar continuamente o risco de superaquecimento de componentes e prevenir acidentes e cortes de fornecimento de energia. Além disso, a líder em segurança eletrônica integra tecnologias de inteligência artificial, que são capazes de analisar as imagens capturadas e identificar possíveis riscos antes que se tornem problemas maiores.

Outra tecnologia que a Avantia oferece são as integradas em drones, que monitoram áreas remotas e de difícil acesso. Os drones são equipados com câmeras de alta resolução e sensores que permitem a coleta de dados em tempo real, auxiliando na identificação de áreas de risco e prevenção de acidentes.

“Oferecemos tecnologias variadas capazes de identificar incidentes nos perímetros, movimentações indevidas de pessoas ou veículos, e sons incomuns, podendo enviar drones ao local do incidente para analisar a situação e auxiliar no controle ou intervenção dos riscos, por exemplo”, finaliza Chaves.

Com a utilização de videomonitoramento inteligente, drones e tecnologias de inteligência artificial, as usinas podem monitorar continuamente seus processos, prevenir acidentes e garantir a segurança de seus trabalhadores e instalações.

Notícias Relacionadas

Artigos

Como melhorar a segurança e experiência do cliente em centros comerciais?

Por Ronney Amorim, Gerente de Produtos da Hikvision do Brasil Estamos imersos na era digital e a constante evolução da…

Destaque

Busca por sistemas de alarmes cresce 23% nos primeiros meses de 2024, de acordo com a Verisure

Crescente preocupação com a segurança residencial e de pequenos negócios gera impactos positivos nos setores de segurança eletrônica e seguros…

Destaque

Nobreaks se tornam equipamento fundamental no monitoramento urbano

Com o crescimento das cidades conectadas ou SmartCities, dispositivos como câmeras, sensores e centrais de processamento de dados, entre outros,…