Monitoramento de loja em tempo real: segurança e gestão unidas pela tecnologia

Segundo Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions, a integração de segurança e gestão operacional pode transformar a experiência do cliente e a performance do negócio; empresa tem o Smart Retail


Quando se pensa em monitoramento de lojas em tempo real, a primeira associação é com a segurança: câmeras, alarmes e prevenção de furtos. Porém, o conceito de monitoramento inteligente evoluiu. Agora, além de proteger a loja, o monitoramento inteligente é uma ferramenta estratégica para a gestão do varejo.

Segundo Thiago Artacho, CEO da Green Tech Solutions, empresa especializada em soluções de segurança, inteligência, organização e design de varejo, a integração de segurança e gestão operacional pode transformar a experiência do cliente e a performance do negócio. Em um cenário onde a experiência do consumidor e a eficiência operacional são cada vez mais decisivas para o sucesso, a tecnologia desempenha um papel fundamental. “A análise em tempo real, já adotada para garantir a segurança, pode e deve ser ampliada para gerenciar o comportamento dos clientes, otimizar processos e tomar decisões baseadas em dados concretos”, argumenta o executivo.  

O monitoramento inteligente vai além do tradicional CFTV. Com o uso de câmeras inteligentes, sistema de reconhecimento facial, sensores e análise de dados, é possível acompanhar em tempo real não só a segurança da loja, mas também indicadores operacionais cruciais para a gestão, como tempo de fila, comportamento dos clientes e controle de estoque em tempo real. Na Green Tech, essa integração está presente no Smart Retail, plataforma de soluções da companhia já presente em redes como o St. Marche.

Benefícios para os varejistas – Para o tempo de fila, as câmeras com análise de movimento podem calcular o tempo médio de espera dos clientes e gerar alertas para gerenciar a alocação de funcionários. Já a análise de fluxo de pessoas permite entender melhor as zonas de maior visitação, o que possibilita uma melhor distribuição de produtos e o posicionamento estratégico de gôndolas para maximizar as vendas. “Com a integração da análise de vídeo com o sistema de gestão de estoque, é possível monitorar a reposição de produtos, garantindo que as prateleiras estejam sempre abastecidas”, completa.

Essa integração permite que dados operacionais e de segurança sejam analisados em conjunto, proporcionando relatórios detalhados sobre a performance da loja. Eles incluem informações como padrões de compra e comportamento do cliente, eficiência do layout da loja e tendências de consumo por hora ou dia da semana. “Esses insights alimentam a tomada de decisão em tempo real, permitindo ajustes na estratégia de vendas, marketing ou segurança”, diz.

De acordo com um estudo da Accenture, 75% dos varejistas que utilizam soluções de monitoramento inteligente observam um aumento na eficiência operacional e na satisfação do cliente. O motivo é simples: tomar decisões baseadas em dados concretos melhora a agilidade da operação e reduz erros humanos.

Notícias Relacionadas