MIT cria chip do tamanho de uma unha para drone pequeno como uma moeda

Em algum momento da sua vida, você provavelmente ouviu alguém dizer que chips um dia seriam do tamanho de uma unha. Pois bem, este dia chegou. Engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) criaram um chip de 20 milímetros quadrados como componente de um drone igualmente minúsculo, pouco maior que uma moeda.

O grupo do Departamento de Energia Elétrica e Ciência da Computação (EECS) do MIT criou o Navion com o propósito de apenas gerenciar duas funções do drone: cálculos inerciais e processamento de imagens em tempo real a uma taxa de 171 fps. Para isso, o pequeno chip consome apenas 24 miliwatts, ou o equivalente a um centésimo de uma lâmpada elétrica convencional.

A ideia é que estes chips sejam usados em nanodrones, construídos para chegar a lugares de difícil acesso. Ainda, o aparelhos poderiam ajudar a guiar veículos em lugares onde não há sinal de GPS.

Segundo um dos criadores do Navion, Sertac Karama, para além de drones, o chip pode ser usado também para robótica em produções que precisam de baixa energia, ou mesmo em veículos que precisam ser super leves, como balões meteorológicos. “Ou imagine equipamento médico como uma pequena pílula que você engole, e que pode navegar de forma inteligente com pouca bateria, para que ela não superaqueça em seu corpo. Os chips que estamos construindo podem ajudar com tudo isso”, explicou Karama.

Notícias Relacionadas

Destaque

Monitoramento veicular alerta para fadiga e uso de celular 

Sistema analisa imagens no interior da cabine e emite alertas para motorista e gestor de frotas Imagine um sistema de…

Destaque

Como a segurança é garantida em eventos que lidam com grandes públicos?

O Brasil tem se destacado no cenário internacional como um dos principais destinos para grandes eventos, atraindo multidões de fãs…

Destaque

Axis Communications Brasil recebe certificação Great Place To Work

Para 95% dos colaboradores, a empresa, que já conta com a certificação na Europa, Oriente Médio e África, é um…