Mineração precisa de uma segurança especializada

Soluções inovadoras, abrangentes e customizáveis são ferramentas que ajudam a garantir a performance do negócio

Minas Gerais e Pará são os maiores produtores de minério de ferro do país, portanto, são os Estados que mais receberão investimentos até 2028. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Mineração-Ibram- as empresas de mineração devem investir cerca de R$ 319 bilhões no Brasil até 2028. Essa projeção da entidade é para os próximos cinco anos. 

“O setor de mineração no País, responsável por 4% do PIB nacional, é um grande mercado a ser explorado pelas empresas de segurança privada. A segurança é um assunto que já está no planejamento da maioria das grandes companhias, incluindo as mineradoras. Essa necessidade se faz ainda maior para essas empresas, pois elas possuem áreas extensas e complexas que demandam soluções tecnológicas igualmente complexas e inovadoras”, ressalta Claudio Gaspari, CEO da Veolink, uma das principais integradoras de soluções em segurança eletrônica do Brasil.

Soluções avançadas como CFTV com recursos de IA (Inteligência Artificial) embarcados, sistema de distribuição automática e controle de uso de IPIs, gestão de tráfego e velocidade de veículos, controle de acesso em áreas controladas, sistemas de radares para detecção de veículos e pessoas em áreas extensas, sistemas inovadores de detecção de chamas e detecção de incêndio, entre muitas outras são oferecidas pela Veolink.

As mineradoras se caracterizam por possuir atributos próprios para cada tipo de mineração, que vão desde a necessidade de proteger e acompanhar a operação em grandes áreas abertas, até sistemas de segurança e controle para minas subterrâneas que possuem várias dezenas de quilômetros de túneis e galerias, além de depósitos e armazéns que guardam desde equipamentos até explosivos.

 “Implantar um sistema de segurança, detecção de incêndio ou gestão operacional em locais como esse exige muita experiência tanto de planejamento quanto de execução”, observa Claudio Gaspari.

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…