Milestone Systems financia projeto de pesquisa premiado na Universidade de Aalborg

A Universidade de Aalborg, na Dinamarca, foi homenageada pelos avanços na Tecnologia de Segurança Portuária por meio de um projeto colaborativo com a Milestone Systems. Especificamente, a tecnologia de vídeo e os conjuntos de dados sintéticos implantados em um porto dinamarquês receberam recentemente o prestigioso prêmio dinamarquês Spar Nord Foundation Research Award pela pesquisa sobre a detecção de acidentes fatais em portos usando modelos treinados por Inteligência Artificial (IA) para câmeras térmicas.

A Milestone Systems anunciou que o projeto de pesquisa premiado amplia os recursos de IA das câmeras térmicas e do software de tecnologia de vídeo da Milestone para monitorar e avaliar comportamentos inadequados e aumentar a segurança em portos de todo o mundo.

Todos os anos, 236.000 pessoas se afogam em todo o mundo. Na Dinamarca, os portos registraram inúmeros incidentes de afogamento ao longo dos anos, com 1.647 vidas perdidas entre 2001 e 2015. Um quarto dessas tragédias ocorreu nos próprios portos. Identificando uma clara necessidade de evitar esses acidentes, uma equipe de pesquisa da Universidade de Aalborg utilizou a IA combinada com a tecnologia de vídeo para aumentar a segurança em um dos portos mais movimentados da Dinamarca, o Porto de Aalborg. Ao fazer isso, eles criaram o maior conjunto de dados térmicos externos para análise de vídeo, o que abrangeu um período de nove meses. Ao fazer isso, eles criaram o maior conjunto de dados térmicos externos para análise de vídeo, o que abrangeu um período de nove meses.

A queda de pessoas em um porto é uma situação específica que não pode ser facilmente ou eticamente replicada no mundo real. Por motivos de segurança, os voluntários não podem ser solicitados a cair na água. Usando uma combinação de um boneco de teste preenchido com água quente que pode ser detectada por câmeras térmicas e a mais ampla coleção publicada de imagens térmicas registradas, os modelos de IA foram treinados para detectar e alertar prontamente as equipes de resgate se uma pessoa caísse no porto.

A equipe de pesquisa criou um conjunto de dados sintéticos avançado que permitiu treinar com eficácia os modelos de IA nos movimentos repentinos e involuntários envolvidos na queda. Os dados de treinamento foram expandidos para incluir usuários de cadeiras de rodas, patinadores e ciclistas, a fim de fornecer o maior número possível de cenários de queda de pessoas para o modelo de IA.

“Ao conhecer o comportamento normal na orla, o modelo é capaz de detectar eventos anormais, como a queda de uma pessoa da doca, e acionar imediatamente um alarme. Dessa forma, a equipe de resgate pode ser chamada rapidamente, mesmo nos casos em que o acidente ocorre sem testemunhas”, explicou o pesquisador principal e estudante de doutorado, Neelu Madan, da Universidade de Aalborg.

Além de salvar vidas, a pesquisa premiada de Neelu Madan demonstra o poder dos dados sintéticos usados para treinar modelos de IA em cenários que são difíceis ou inseguros de serem reproduzidos no mundo real. De acordo com Neelu, o mesmo modelo tem aplicações em outras situações. Por exemplo, ele poderia ser usado por empresas de manufatura para aprimorar os processos de produção.

“Durante a fabricação, por exemplo, é fundamental que os processos automatizados ocorram como deveriam. Caso contrário, o produto pode acabar com erros não detectados que podem ter um custo elevado em muitos aspectos, inclusive financeiro”, afirmou ela.

A combinação de IA e tecnologia de vídeo está tornando os portos mais seguros e redefinindo os padrões de segurança em todo o setor de transportes, salvando inúmeras vidas nos próximos anos, à medida que for adotada em escala global. A pesquisa, que se baseia em uma parceria entre a Universidade de Aalborg e a Milestone Systems, demonstrou as possibilidades de combinar software de tecnologia de vídeo e IA para beneficiar a sociedade em geral.

“Estamos extremamente orgulhosos de Neelu e entusiasmados com a possível aplicação de seu trabalho. O desenvolvimento do conjunto de dados térmicos pela Universidade de Aalborg e pela Milestone Systems em Aalborg Harbor representa um passo inovador na tecnologia de vídeo, fornecendo à comunidade o maior conjunto de dados térmicos registrados”, disse Rahul Yadav, diretor de tecnologia da Milestone Systems.

Notícias Relacionadas

Cibersegurança

Entenda que é um apagão cibernético e quais são os riscos

Uma falha de grande magnitude, que compromete o funcionamento de sistemas interconectados e, portanto, pode afetar uma porção significativa dos…

Destaque

Dahua Technology potencializa suas capacidades verdes de P&D

Iniciativa contribui com redução de embalagens plásticas e utilização de material renovável no processo de produção A Dahua Technology destaca…

Em Foco

CEO da Pumatronix fala sobre as estratégias de crescimento e inovação no mercado de segurança

Com forte atuação no setor de monitoramento de trânsito, a empresa brasileira planeja expansão e investimentos em P&D para ampliar…