Metrô de São Paulo vai usar reconhecimento facial em anúncios
A ViaQuatro, concessionária que opera a linha 4-Amarela dos trens metropolitanos de São Paulo, anunciou que vai começar a usar um sistema de reconhecimento facial para medir a reação de usuários às propagandas exibidas nas estações.
A novidade faz parte da implementação de novas telas interativas que serão colocadas nas portas que separam a plataforma de embarque dos trens da linha 4-Amarela. Essas telas servirão para exibir informações e também propaganda.
Segundo a ViaQuatro, será possível medir o impacto dos anúncios instantaneamente através de uma câmera com reconhecimento facial que vai ser capaz de ler e interpretar as expressões faciais das pessoas enquanto elas veem as propagandas.
Assim, será possível medir se a publicidade em questão está agradando ou não ao público, a julgar por suas expressões faciais. Ou, pelo menos, é o que a ViaQuatro promete aos anunciantes. A concessionária não diz se estes rostos serão registrados e armazenados.
Além de tudo isso, as câmeras serão capazes de contabilizar quantas pessoas são impactadas pelos anúncios. Graças ao sistema de reconhecimento facial, elas conseguem diferenciar até mesmo quem passa em frente à tela mais de uma vez.
As novas portas começarão a ser instaladas no dia 18 de abril. A princípio, elas só funcionarão nas estações Luz, Paulista e Pinheiros.
Fonte: Olhar Digital
Notícias Relacionadas
Como a tecnologia pode auxiliar na segurança de pequenos e médios varejistas durante o movimento de fim de ano?
Por Gustavo Maciel, Gerente de Varejo da Hikvision As festas de final de ano estão chegando e o setor de…
Axis Communications comemora 40 anos no mercado de segurança
A Axis Communications comemora 40 anos no mercado de segurança por meio de marcos tecnológicos que transformaram a segurança em…
Agora Distribuidora firma parceria estratégica para reforçar soluções de segurança digital no Brasil
A aliança visa oferecer proteção de ponta a ponta contra ameaças digitais, com fácil implementação e conformidade com a LGPD…