Menino autista de 8 anos realiza sonho de conhecer câmeras de monitoramento do DF

Diagnosticado com transtorno do espectro autista aos 6 anos, Isaque tem hiperfoco em câmeras. Após postar vídeo na internet, ele foi convidado pela Secretaria de Segurança Pública a conhecer central de monitoramento.

Isaque, de 8 anos, realizou o sonho de conhecer a Central de Monitoramento das Câmeras de Segurança do Distrito Federal (CIOB). Diagnosticado com transtorno do espectro autista, o menino tem hiperfoco em câmeras.

O hiperfoco é um interesse intenso por um determinado assunto ou objeto e é uma das características mais marcantes do transtorno do espectro autista. De acordo com a mãe de Isaque, Aliane de Sousa, o dele começou com balões, passou por microfones e chegou nas câmeras.

Mas não é qualquer câmera que desperta o interesse do Isaque. Ele gosta de câmeras de segurança para “vigiar as pessoas”, segundo o Isaque. Depois que a mãe explicou que a Segurança Pública do governo tinha um sistema de câmeras, o menino não tirou mais o assunto da cabeça.

Na semana do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a diretora da escola onde ele estuda teve a ideia de gravar um vídeo em que ele pedia para conhecer a central. O vídeo viralizou na internet.

O vídeo chegou até a Secretaria de Segurança Pública. Como resultado, ele e os colegas de classe foram convidados para conhecer a Central de Monitoramento das Câmeras de Segurança do DF (CIOB).

O menino teve a chance de operar uma das câmeras de segurança que ficam no local.

Segundo a mãe de Isaque, Aliane, o menino ficou encantado quando entrou na sala com os 50 monitores e 55 polegadas, por onde são transmitidas as imagens das câmeras de monitoramento.

“Estou muito feliz, eu pensava que seria muito mais difícil. Eu até pensei em ir na Polícia Civil para pedir, mas foi bem mais rápido que eu imaginava. Foi algo surreal e tenho certeza que ele nunca vai esquecer. Sou muito grata a todos que puderam proporcionar isso à ele”, afirma Aliane.

Fonte: G1

Notícias Relacionadas

Destaque

Polícia Federal deve iniciar fiscalização a bancos após 1 ano da publicação da portaria sobre segurança privada

Neste mês, completa um ano desde a publicação da portaria que regulamenta iniciativas para aumentar a segurança da população, empresas…

Destaque

Auvo Lança Auvo Chat na Exposec 2024: Inovação em Comunicação para o Setor de Segurança Eletrônica

A Auvo, plataforma completa de gestão para equipes externas, confirma presença na Exposec 2024 e apresenta uma inovação ao público…

Destaque

Aeroscan e Performancelab na Exposec: onde a segurança e a eficiência se encontram

É com essa mensagem que Aeroscan e Performancelab juntas na Exposec reafirmam a integração de suas plataformas para aumentar o…