Mais segurança para a frota de caminhões

O grupo Pra Frente Brasil, empresa que atua no segmento rodoviário de logística de combustíveis e produtos refrigerado com sede em Cascavel (PR) e ainda filiais em Londrina (PR), Porto Alegre (RS), Dourados (MS), Araçatuba(SP) e Montevideo, no Uruguai, firmou parceria com a Intelbras na aplicação de soluções tecnológicas de segurança para a frota da empresa.

Foram 370 DVRs veiculares instalados em todos os caminhões da transportadora, deixando a frota mais segura, auxiliando no controle do patrimônio, assim como na melhora da dirigibilidade dos motoristas.

Segundo o presidente da Pra Frente Brasil, Antonio Deoclides Zini, a tecnologia traz mais segurança para os motoristas e consequentemente para a empresa. “Hoje nossos colaboradores entendem que o equipamento traz muito mais que controle de patrimônio, traz desde mais segurança para uma possível tentativa de roubo até a comprovação do envolvimento em um sinistro”, disse Zini. “Com essa ferramenta, nossa equipe de instrutores consegue identificar pontos de melhoria na condução do veículo e passa a trabalhar com treinamentos mais específicos e direcionados”, complementou o executivo.

O motorista Adecir de Jesus dos Santos, que trabalha na Pra Frente Brasil há quatro anos conta que dorme mais tranquilo desde que começou a dirigir um caminhão com câmeras de vigilância. “É outra vida dirigir um caminhão com esse sistema, pois você sabe que não está sozinho, que tem uma equipe vendo onde você está e em tempo real. Isso não tem preço nessa vida de estrada”, contou. Esse motorista conseguiu evitar um acidente no dia 12 de junho e o time de monitoramento identificou, através do DVR, toda a atuação prudente do motorista.

Para Bruno Valerim, da Intelbras, a importância do uso dos DVRs veiculares está também no fato de que o transportador utiliza uma estrutura única – tanto de hardware como de software – em sua empresa, centralizando toda a operação de gerenciamento da frota em uma única solução.

“Não há necessidade de usar mais de um software para a visualização dos eventos dos veículos, nem de manter diferentes equipes para fazer a manutenção e assistência dos equipamentos”. Ele disse ainda que o uso de uma única solução permite que seja configurada uma única estrutura de servidores, antenas e outros equipamentos que compõem o sistema de monitoramento veicular Intelbras.

A parceria

A parceria entre as empresas teve início em 2017 e vem se fortalecendo e expandindo desde então. “A parceria com a Intelbras e o investimento constante em tecnologias reforça o nosso principal valor: segurança. Isso acaba nos dando mais visibilidade e contribuindo, inclusive, para o fechamento de novos contratos comerciais”, afirmou Zini, da Pra Frente Brasil. “Para a Intelbras, a parceria representa a consolidação da empresa na oferta de sistemas de segurança de ponta para frotas. Sabe-se que o mercado de transporte de combustível é altamente sensível a incidentes e requer alta atenção e monitoramento constante. Nesse sentido, estamos aumentando nossa presença nesse tipo de aplicação, além de desenvolvendo soluções focadas para garantir mais segurança e acompanhamento aos transportadores de combustíveis da Pra Frente Brasil”, complementa Valerim.

A tecnologia

O DVR veicular, integrado a uma câmera, permite monitorar em tempo real em que situação se encontram os veículos, os passageiros (se houver) e os motoristas, desde a saída até o retorno. Por isso, o DVR veicular tem sido uma das saídas encontradas por gestores de frota em busca de mais proteção contra furtos de cargas, sequestros, vandalismos e acidentes de trânsito e, também, porque ajudam a acompanhar o desempenho e o comportamento do motorista quando está dirigindo a trabalho, as condições dos passageiros ou da carga e ainda das estradas que estão em sua rota.

Com o uso destas tecnologias, a gestão fica mais ‘inteligente’. Os veículos estão sempre conectados com a empresa e entre eles, trocam informações sobre a localização, o andamento da viagem e das rotas planejadas, o comportamento dos motoristas e passageiros, as condições da carga e até do combustível.

Além dos DVRs, existem quatro câmeras instaladas nos caminhões da Pra Frente Brasil, uma na parte frontal, outra na cabine capturando o comportamento do motorista e duas nas laterais. Ao todo, são 1400 câmeras nos veículos. “O uso das câmeras nos auxilia em casos de possíveis sinistros, pois os gestores conseguem filtrar, por exemplo, as imagens que apontam os reais culpados pelas ocorrências”, complementou Zini.

Próximos passos

Com olhos no futuro, a transportadora já está expandindo a utilização de tecnologias inovadoras da Intelbras com o uso do iFleet Smart em um veículo da frota que opera em dois turnos.

O equipamento, que por meio de sensores inteligentes, detecta sinais de fadiga, troca de faixa, comportamentos inadequados na direção e até mesmo riscos iminentes de acidente.

Todas as informações são enviadas em tempo real ao servidor que, em caso de anormalidades, emite alertas à central de monitoramento e ao motorista.

“A ferramenta nos auxilia nesse trabalho e a nossa intenção é instalar o iFleet Smart em outros caminhões, para seguir inovando em segurança”, concluiu Zini.

Notícias Relacionadas

Artigos

Home office e o fim das bobinas: como relógios de ponto e a gestão de horas estão mudando no Brasil

Por Cláudio Ribeiro, Evartel Brasil Durante muito tempo, o Brasil ficou atrasado quanto aos registros de pontos em empresas por…

Destaque

ODATA chega ao México e vai construir o maior data center do país

Com o foco em atender seus clientes globais por meio de uma única plataforma na América Latina, oferecendo agilidade na…

Artigos

Contribuições do gerenciamento de vídeo para o retorno seguro ao trabalho

Por Andrei Junqueira A tecnologia tornou-se uma aliada para ajudar a proteger as pessoas no retorno ao novo normal. Os…