A Secretaria do Estado de Segurança Pública assinou um contrato com uma empresa de tecnologia de Joinville para o uso compartilhado das imagens de cerca de três mil câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade. A ação é mais uma estratégia do governo do Estado para o combate à criminalidade.
A assinatura do contrato ocorreu no dia 19/06 no 8º BPM (Batalhão de Polícia Militar). Com a parceria, as imagens que já são capitadas pelas câmeras agora também serão exibidas na Central de Monitoramento da Polícia Militar, que em Joinville fica instalada no 8º Batalhão.
Além das câmeras que serão utilizadas de forma compartilhadas com a PM, as forças de segurança de Santa Catarina devem aproveitar drones apreendidos junto a organizações criminosas para fazer o monitoramento das cidades. “Montamos uma comissão com técnicos das secretarias da Segurança Pública e de Justiça e Cidadania para identificarmos os drones utilizados pela criminalidade e o emprego deste equipamento em ações das duas pastas”, disse o secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior.
Atualmente, a Secretaria da Segurança Pública conta com aproximadamente de 2,7 mil câmeras do Projeto Bem-Te-Vi, espalhadas em mais de 115 municípios. Neste sistema, o Governo do Estado já investiu R$ 16 milhões.
Empresas interessadas em ceder imagens de suas câmeras de videomonitoramento à Secretaria da Segurança Pública poderão fazer download do edital de chamamento público até dezembro deste ano, no Portal de Compras do Governo do Estado no seguinte endereço eletrônico: http://www.portaldecompras.sc.gov.br/?lstOrgaos=1601.
Fonte: O Correio do Povo