Klabin leva conectividade para a floresta com a tecnologia da Motorola Solutions

As comunicações instantâneas e seguras de dados e voz permitem que as equipes permaneçam conectadas, mesmo nos locais mais remotos. Para executar as operações ininterruptamente e manter os funcionários seguros, a Klabin escolheu o sistema de rádio digital MOTOTRBO da Motorola Solutions para sua rede de monitoramento e comunicação de recursos nas plantas de Puma e Monte Alegre, localizadas no Paraná.

Com 17 unidades no Brasil e uma na Argentina, a Klabin possui 239 mil hectares de florestas plantadas de pinus e eucalipto e 216 mil hectares de matas nativas preservadas. Diante dessa operação complexa, a empresa investe continuamente em tecnologia para melhorar a linha de produção, eficiência energética e sustentabilidade.

Para conectar as regiões florestais aos centros de comando da Klabin, foi implementado um sistema MOTOTRBO Linked Capacity Plus com repetidoras SLR5100 e DGR6175 em seis estações repetidoras de sinal nas plantas de produção da empresa. As máquinas utilizadas em operações florestais da empresa – equipamentos pesados, caminhões etc. – estão equipadas com os rádios DGM8000 e DGM8500 MOTOTRBO, e a equipe em campo usa os portáteis DGP8550e e DGP5050. No total, existem mais de 700 rádios em campo, com comunicação de áudio clara e instantânea e posicionamento preciso do GPS. Os softwares SpeedTRUCK e SpeedDATA, juntamente com a solução TRBOnet PLUS, permitem o envio e o registro de comunicações em toda a rede da empresa.

“O sistema de comunicação digital desenvolvido pela Motorola Solutions e implantado pela Lithus, é confiável e econômico, oferecendo uma infinidade de possibilidades de transmissão de dados”, afirmou Lucas Vinicius dos Santos, responsável pelo projeto da Klabin.

O sistema monitora uma frota de 300 caminhões e 30 guindastes usados em operações florestais. São 300 mil pontos de GPS gerados e armazenados no banco de dados todos os dias e 380 mil chamadas PTT (push-to-talk) são realizadas todos os meses. Esses dados coletados permitem que a Klabin realize análises de dados e otimize rotas de caminhões, bem como a distribuição de máquinas. Como resultado, a empresa pode reduzir os custos de combustível e manutenção e maximizar a eficiência dos ativos.

Do ponto de vista da segurança, os funcionários agora podem contar com um sistema que está sempre disponível e que fornece coordenadas precisas de GPS, permitindo que a empresa responda rapidamente a qualquer emergência, inclusive em locais não cobertos pelo serviço de telefonia celular.

Lucas explica que, no futuro, a Klabin planeja implementar serviços adicionais de radiocomunicações e aplicativos. “A tecnologia desenvolvida pela Motorola Solutions oferece uma ampla variedade de opções para a Klabin. Por meio da transmissão de dados, podemos utilizar a telemetria nas máquinas, integrar dispositivos como smartphones e aumentar a eficiência. Os rádios digitais transformaram o campo. Iremos desenvolver aplicativos para tablets, que estarão dentro de uma máquina no meio da floresta, fornecendo informações em tempo real”, completou.

Notícias Relacionadas

Destaque

Intelbras e Genetec decidem não renovar contrato comercial

Após 5 anos de parceria, as empresas de tecnologia Intelbras e Genetec definiram, por questões estratégicas, não renovar seu contrato…

Artigos

Máscaras faciais mantém os benefícios do reconhecimento facial

Por Eric Ress À medida que continuamos a nos ajustar aos mandatos de distanciamento social, mais especialistas recomendam o uso…

Destaque

Avantia lança Security Talks Online com série “Quarentena em Segurança” em quatro episódios

A Avantia está promovendo o Security Talks Online, a série “Quarentena em Segurança”, dividida em quatro episódios. O primeiro episódio…