ISC Brasil: segurança nas universidades

Continuando a cobertura da ISC Brasil 4.0, um dos importantes seminários que ocorreram no terceiro dia da ISC Brasil foi o ABSEG de Universidades, que reuniu importantes nomes do setor de educação pública e privada que discutiram a importância da inserção de tecnologias e automação para aumentar a segurança em polos universitários.

Compuseram esse painel o coordenador geral de recursos logísticos do Ministério da Educação (MEC), Iandy Medeiros de Oliveira Junior; a professora e doutora Susana Soares Branco Durão, do Departamento de Antropologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP; Flávio Ainbinder, diretor corporativo da Safety e Security da Laureate; Edmilson Zumak, gerente regional São Paulo da Safety e Security – FMU, Anhembi Morumbi, FIAM-FAAM e BSP; Armando Nascimento, superintendente de segurança institucional da Universidade Federal de Pernambuco; Wagner Grans, gestor de segurança corporativa e análise de risco regional do Estado de São Paulo da Universidade São Judas e Leandro Luiz de Oliveira, secretário de segurança institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. O servidor da Superintendência de Prevenção e Proteção da USP e diretor de segurança comunitária da ABSEG, Josué Correa Paes, foi o mediador.

“Viemos mais como ouvintes, para assimilar essas tecnologias e tentar aplicar no nosso dia a dia dentro das universidades. Queremos otimizar o trabalho de segurança associado com o devido processo tecnológico dentro das instituições, com a menor interferência, no sentido pessoal, mas uma maior interferência tecnológica”, explicou Iandy Medeiros, do MEC.

Foram abordados assuntos como o planejamento correto para a realização de um projeto de segurança, investimento na capacitação dos profissionais de segurança e efetividade das soluções de segurança eletrônica nas faculdades, como um controle de acesso nas entradas e saídas das universidades. “Não existe outra escapatório na área de segurança sem tecnologia e automação. Se pegarmos as melhores tecnologias da ISC e colocarmos nas nossas instituições, não irá funcionar. Antes de começar a pensarem colocar qualquer solução, precisamos de planejamento, se não, não funciona. É necessário também, ter um profissional de segurança capacitado para justificar os investimentos e retratar os benefícios. Não adianta ter tecnologia sem inteligência e sem pessoas para operar. Não existe mais espaço para amadorismo e achismo no mercado de segurança”, falou Flávio Ainbinder, diretor de segurança Brasil do Grupo Laureate Education.

Segundo Josué Paes, o assunto sobre segurança nas universidades tem sido discutido há cerca de três anos, e tem se buscado uma solução que de fato atenda as expectativas da comunidade acadêmica. Ainda segundo o diretor, foram realizados estudos para entender as preocupações dos alunos em relação a segurança. “A maior preocupação dos estudantes é com relação ao entorno das universidades, com o seu trajeto, nos pontos de ônibus. Levamos essas informações para o poder público e foi fantástico, porque eles têm os dados do que acontece no entorno e temos as informações do que o nosso público pensa. O congresso realizado na ISC veio para ratificar que de fato chega-se em um momento, principalmente na cidade de São Paulo, e alguns estados, que para se trabalhar junto com a tecnologia e a automação, o melhor cenário é esse, reunir as pessoas e replicar boas práticas”, disse Josué.

Seminário que deu frutos

“Após o seminário, conversamos com o Secretário Nacional do Ensino Superior, e foi decidido que será feito em Brasília um congresso nacional sobre a segurança nas universidades em setembro. A Universidade Federal de Pernambuco e a Unicamp também farão um evento como o realizado na ISC, ou seja, esse encontro colaborou na questão de chamar a atenção das pessoas para a importância da discussão da segurança em ambientes educacionais. A ideia também é fazer uma cartilha que será distribuída aos alunos com procedimentos de prevenção para evitar situações como furtos, por exemplo”, explicou Josué.

Notícias Relacionadas

Artigos

Insegurança custa caro para os brasileiros

Por Marco Antônio Barbosa Sabemos o quanto é ruim viver em um país com um sentimento de insegurança. O medo…

Destaque

Intel e Irisity anunciam parceria estratégica

A parceria global expande ao Brasil e América Latina para revolucionar as análises de vídeo com IA em sistemas de…

Cibersegurança

Cibersegurança versus IA , aliadas ou inimigas?

Por Renato Mirabili Junior Um dos assuntos mais comentados da atualidade é a Inteligência Artificial, sendo também uma das áreas…