Intelbras recicla mais de 640 toneladas de material no primeiro trimestre de 2022

Ação realizada nas quatro unidades da companhia já equivale a 72% do volume total reciclado no ano passado

A Intelbras já reciclou 643.006 quilos de materiais nos primeiros três meses deste ano. O número positivo corresponde a 72% do total reciclado no ano passado, quando registrou 882.022 quilos. A iniciativa acontece nas quatro unidades da companhia, localizadas em São José (SC), Santa Rita do Sapucaí (MG), e Manaus (AM).

“A Intelbras preza pelas práticas sustentáveis — como a reciclagem –, que beneficia não só o meio ambiente, mas também a sociedade como um todo. No primeiro trimestre deste ano, as quatro unidades da nossa companhia tiveram mais de 80% dos seus resíduos reciclados, um resultado que mostra o esforço da empresa em cuidar do meio ambiente”, ressalta Marciel Linhares, gerente de qualidade da Intelbras.

Até o momento 643.006 quilos foram reciclados. Destes, 20.238 kg derivaram da matriz e 230.139 kg da filial de São José. Juntas, as duas unidades atingiram um percentual de reciclagem de 81,7%. Já a filial de Manaus reciclou 314.528 kg de materiais, que equivalem a 87% do total dos produtos possíveis de serem reaproveitados. Por fim, a unidade de Minas reciclou 78.101 kg, que representam um percentual de reciclagem de 82%.

Os materiais reciclados são papel e papelão, plástico, sucata de ferro, eletroeletrônicos, madeira, ABS (usado nas carcaças dos produtos), metal, borra de solda e baterias de chumbo-ácido. “Também entram no cálculo os produtos retornados por meio de logística reversa. Eles são desmontados e separados segundo suas características, para que tenham o destino adequado: reciclagem ou encaminhamento para aterros industriais”, explica Linhares.

Processo de reciclagem

Os materiais destinados a reciclagem são comprados por parceiros devidamente homologados — que atendem à legislação ambiental vigente — e então são inseridos no processo de fabricação de outros produtos. O isopor, por exemplo, é coletado por uma empresa que fabrica molduras, rodapés e roda tetos.

Parte dos materiais também é diretamente reaproveitada pela Intelbras, como as peças injetadas, entre outras sobras. Estas são moídas e reinseridas no processo de injeção, pois são peças que não têm muito apelo estético, caso das bases de produtos.

“Nossos processos de reciclagem são rigorosos e atendem às exigências dos órgãos ambientais. Junto às empresas que recebem nossos resíduos, somos corresponsáveis pelo que é feito dos materiais. Todas as informações relativas ao processo são cadastradas nos sites dos órgãos ambientais, e anualmente informamos ao Ibama qual é o resíduo, seu destino, e o nome do transportador”, complementa o executivo.

Benefícios da coleta seletiva

A coleta seletiva reduz a contaminação do solo e a poluição da água, sendo uma prática ecologicamente recomendada. Outro benefício é que pode ser financeiramente sustentável para as empresas.

A Intelbras teve uma receita de R$ 1.204.628,00 em 2021 com a venda de resíduos para reciclagem. O valor arrecadado no processo é revertido para a cobertura dos custos de envio dos produtos que ainda não podem ser reciclados — como resíduos químicos — para aterros sanitários e industriais.

“Por mais que haja um retorno financeiro com a prática, o esforço empreendido por nossas equipes em busca de reciclar a maior quantidade possível de resíduos demonstra que a prioridade da empresa é atuar de forma sustentável e promover nosso DNA inovador procurando sempre novas maneiras de agir de forma correta com o meio ambiente”, salienta Maria Elisa Sperber, especialista em gestão da qualidade da Intelbras.

Notícias Relacionadas

Destaque

Varejistas podem identificar tendências de roubo em poucos cliques com o Security Center Transaction Finder

Nova ferramenta de ponto de venda com análise baseada em exceção integrada à plataforma de segurança da Genetec ajuda varejistas…

Destaque

Grupo GR implanta deep learning e aponta cerca de 80% de redução em falsos alarmes

Tecnologia foi implantada nas câmeras da própria empresa e, após excelentes resultados, será disponibilizada aos clientes O Grupo GR tem…

Destaque

Alarmtek lança espuma neutralizadora para a segurança de áreas abertas

A espuma ATK NE 110 permite um jato direcionado que provoca ardência ocular e nas vias aéreas para frustrar a…