Intelbras realiza evento para estimular jovens aprendizes a desenvolverem soluções inovadoras

Innovation Camp foi realizado em parceria com a Junior Achievement e Senai

A Intelbras realizou o primeiro Innovation Camp com seus jovens aprendizes, um programa da Junior Achievement apoiado pelo Senai. A ideia foi estimular os aprendizes que atuam na empresa a desenvolverem soluções inovadoras, a partir de trabalhos em grupo, sobre duas temáticas predefinidas: proximidade com os jovens nas redes sociais e mentalidade de economia circular, utilizando o método de design thinking.

“A Intelbras tem inovação no DNA, e durante o Innovation Camp buscou despertar o mindset de inovação em seus jovens aprendizes. Com o objetivo de levar a transformação digital para todas as esferas da companhia, os participantes vivenciaram na prática algumas metodologias ágeis de trabalho e contribuíram para a ideação e o desenvolvimento de soluções inovadoras que poderão superar os desafios existentes na organização”, explica Dione Quadros, gerente de gestão de pessoas da Intelbras.

A iniciativa também serviu como um momento de reflexão sobre as diversas possibilidades de melhorias que podem ser realizadas com custo acessível, aliando criatividade a inovação nos processos.

Como foi o Innovation Camp

O evento aconteceu na matriz da companhia em São José (SC), entre os dias 20 e 22 de junho e contou com a presença de 98 participantes, distribuídos em duas turmas: uma na parte da manhã (32 jovens) e outra na parte da tarde (66 jovens). A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Junior Achievement, enquanto o Senai garantiu a presença dos professores e da equipe pedagógica para a mentoria com as equipes.

O desafio da turma da manhã foi explicar como ter um marketing mais próximo dos jovens nas redes sociais, enquanto a turma da tarde desenvolveu soluções de economia circular, aplicando logística reversa, reutilização, remanufatura e reciclagem de produtos e materiais.

Após contextualizar os desafios a serem resolvidos, os alunos e voluntários conduziram as três etapas do design thinking: imersão, ideação e prototipação de suas soluções. Ao final, apresentaram suas propostas para um júri, que avaliou a melhor de acordo com os critérios estabelecidos.

Para os jovens aprendizes que participaram do Innovation Camp, o resultado da iniciativa foi muito positivo, o que pode ser confirmado pelo depoimento da aprendiz Renata Baptista, do setor de marketing institucional, que ressalta que “a troca de conhecimentos com outras áreas é muito importante e tornou o evento muito proveitoso”. “Foi uma experiência bastante intensa e de muito aprendizado. A melhor parte foi trabalhar em conjunto com pessoas novas, com ideias diferentes e que estavam interessadas e dispostas a fazer o projeto dar certo – exatamente o que aconteceu”, complementa Sara Cardoso, do setor de compras indiretas.

Estas práticas de integração do conhecimento já são adotadas pela empresa e agora foram estendidas para os jovens aprendizes. Devido ao sucesso da ação, a área de gestão de pessoas da Intelbras está planejando realizar outras edições do evento.

“A Intelbras desenvolve soluções inovadoras que transformam a forma como as pessoas se comunicam, se conectam e se protegem. Capacitar os mais jovens é um passo importante para continuarmos a nossa trajetória de crescimento, por isso surgiu a ideia de realizar o Innovation Camp, que abre portas para a nova geração ir ganhando seu espaço, adquirindo responsabilidades na cadeia de produção da companhia”, finaliza a executiva.

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