Intelbras lança novas soluções de vigilância veicular em tempo real

Os níveis alarmantes de roubo e furto de carros no Brasil impulsionam o desenvolvimento de soluções com tecnologia 4G cada vez mais sofisticadas de monitoramento e até de vigilância veicular em tempo real que viabilizam uma ação mais rápida policial. Essa é a proposta das novas soluções que a Intelbras apresentou durante a ISC Brasil 2018.

A empresa traz duas soluções de DVRs veicular que incluem novas funcionalidades para tornar o monitoramento uma verdadeira ação de vigilância em tempo real com imagens de alta resolução, associadas a localização por GPS. Os novos equipamentos complementam o portfólio da empresa de câmeras e DVRs veiculares.

“Projetamos nossos produtos para viabilizar a vigilância de frotas em tempo real, permitindo uma identificação e ação imediata mais precisas por meio de imagens em alta definição e da localização do veículo via GPS”, disse Rafael Duarte, gerente do segmento de gerenciamento de imagens da Intelbras. Segundo ele, no Brasil há um roubo ou furto de veículo por minuto, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em 2016.

A Intelbras investe 6% de seu faturamento em pesquisa, desenvolvimento e inovação para projetar soluções mais adaptadas as necessidades do mercado brasileiro. Para desenvolver essa linha, a empresa realizou diversos testes de clima, resistência a vibração dos veículos, ao sol, névoa e salinidades e proteção contra água para garantir a durabilidade, a precisão e eficiência dos equipamentos.

A companhia desenvolveu essas soluções integradas com câmeras de alta definição e tecnologia 4G, que permitem a vigilância em tempo real, além de viabilizar a convencional gravação das imagens dos veículos e o acesso às mesmas. Assim, as imagens em alta resolução podem ser acionadas em tempo real ou ainda capturadas, o que facilita o trabalho de identificação e ação da polícia, em caso de furto ou roubo.

As novas soluções atendem às necessidades atuais de empresas de diversos segmentos de atuação, independentemente da complexidade logística dessas empresas-usuárias. “Com essas funcionalidades, usuário pode agora acessar as imagens de onde estiver, sem a preocupação de fazer downloads quando a frota finalizar sua rotina diária”, destacou Duarte.

Soluções MVD

O MVD 1204 e MVD 3204 são gravadores de vídeo digital com capacidade de 4 câmeras conectadas ao gravador, desenvolvido especialmente para uso em veículos, com software para controle, operação e visualização das imagens da frota. Com processador de alto desempenho, ele grava nas resoluções de alta definição 720p. Realiza gravação em SD Cards que podem atingir até 256GB de armazenamento.

O MVD 5204 e MVD 5208 são gravadores de vídeo digital com 4 a 8 câmeras conectadas ao gravador, desenvolvido especialmente para uso em veículos, com software para controle, operação e visualização das imagens da frota. Com processador de alto desempenho, grava nas resoluções 720p. Realiza gravação em HD e SD Card, no caso do HD podendo atingir até 2TB de armazenamento.

Ambos os produtos contam com armazenamento de informações de eventos por meio da conexão de alarmes. As soluções são robustas, de fácil instalação, manutenção simplificada e alta confiabilidade. Além disso, as soluções contam com áudio bidirecional por meio do rádio comunicador com a central, software de monitoramento totalmente em português e os conectores são os utilizados na aviação, para melhor fixação dos produtos. Podem ser conectados por redes Wi-Fi, 3G e 4G, possui capacidade de armazenamento de dados por cartão SD, HD, e possibilita o planejamento da rota e acompanhamento do trajeto por meio de GPS.

Consórcio Fênix para vigilância de ônibus

A Intelbras ainda estabeleceu uma parceria com a Consócio Fênix – organização fundada pelas empresas do segmento de transporte coletivo para as soluções de câmeras e DVRs veiculares. O projeto piloto aconteceu em 2016 com 60 carros sendo monitorados por quatro câmeras em cada veículo, que descarregavam as imagens via Wi-Fi para servidores nas garagens dos ônibus. Com o Software de Monitoramento da Intelbras, o Consórcio Fênix acessava as imagens gravadas para realizar as auditorias, além de checar as imagens dos 60 carros online.

Atualmente, o projeto já alcançou a margem de 540 ônibus circulando na cidade com mais de 2000 câmeras instaladas em todo o projeto, além dos DVRs para a gravação de imagens. Todo este sistema de monitoramento está centralizado no CCO (Centro de Comando e Operações), no qual as imagens também são acessadas em tempo real pela equipe de controladores operacionais.

“Essas novas soluções atendem a diversos tipos de projetos e somente a Intelbras tem o knowhow e a experiência no mercado brasileiro para prestar suporte dedicado e consultoria especializada aos projetos de frotas veiculares. Acompanhamos todo processo de infraestrutura, venda e pós-venda, contribuindo para que os clientes tenham um projeto personalizado”, completou Rafael.

Notícias Relacionadas

Artigos

De onde vem essa tal de I.A.?

Por Nicolau Ramalho E essa tal de Inteligência Artificial? Novidade? Tendência? Moda? Será que é passageiro? ChatGPT, WatsonX, Bard. Inteligência…

Destaque

SegurPro investe em eletrificação da frota de veículos operacionais na Unilever

A multinacional de bens de consumo foi a primeira cliente da SegurPro no Brasil a adotar o uso de carros…

Destaque

Lei de Informática: instrumento de política industrial que beneficia produtos nacionais de segurança eletrônica

A Lei de Informática, Lei nº 8248/1991, também conhecida como Lei de TICs, é uma política que desde a década…